Blog Tudo e Todas

3 dicas fundamentais para quem deseja construir ou reformar a casa

De casa por: Mônica da Cruz em: 29/10/2016 | 17:30

Na hora de construir ou reformar é preciso levar muitos aspectos em consideração. Tamanho do imóvel, número de integrantes da família, divisão de espaços, o quanto se pode investir e quais são as necessidades básicas que devem ser supridas com essas mudanças. E é nestes momentos que as dúvidas começam a surgir de forma mais clara. Por isso, antes de mais nada, anote essas três dicas que serão fundamentais para a execução tanto de uma obra desde o início, quanto de uma simples reforma.

Foto: Divulgação / Tudo & TodasAntes de construir ou reformar, analise as necessidades da família e anote tudo
Antes de construir ou reformar, analise as necessidades da família e anote tudo

1. Faça planejamento e coloque tudo na ponta do lápis

Construir ou reformar exige organização e muito planejamento. Por isso, depois de pensar em todos os aspectos, é hora de escrever tudo (tudo mesmo!) que será necessário para isso, o quanto é possível gastar e o valor de cada coisa que está sendo adquirido. Assim, no final de tudo, além de um novo cômodo, você também terá o controle total dos gastos.

2. Pense no tamanho da família e na necessidade de cada um

Uma família pequena tem suas exigências, assim como uma família maior. Sendo assim, é importante pensar na família como um todo e nas necessidades de cada membro, para, durante a reforma ou construção, atendê-las de forma completa. Um quarto com mais luminosidade, uma cozinha mais espaçosa, um closet ou, quem sabe, uma área de lazer, a opinião de todos precisa ser levada em conta.

3. Reaproveite imóveis e espaços de maneira diferente

Não é porque você está construindo ou reformando que precisa adquirir novos produtos ou se desfazer de móveis e itens antigos. Uma dica valiosa é reaproveitar os móveis antigos, talvez de uma forma diferente ou em outro espaço. Além disso, vale dar uma olhada diferente para aquele cômodo da casa que ficava meio esquecido. Ele pode ter outra utilidade e você nem sabe.

> Matéria publicada no caderno De Casa do mês de outubro, na edição da Folha do Mate do dia 28. 

Siga o Tudo & Todas nas redes sociais