Blog Tudo e Todas

4 dicas infalíveis para manter os cabelos hidratados e com brilho durante o inverno

Moda & Beleza por: Taiane Kussler em: 16/08/2018 | 19:00

Manter os cabelos hidratados, com brilho e saúde é um desafio constante, principalmente para as mulheres. Com o corre corre diário, o tempo se torna precioso e o cuidado com as madeixas vai ficando em segundo plano. Porém, os cabelos necessitam de uma atenção constante para que estejam sempre com aspecto saudável, principalmente aqueles que já passaram por tratamentos químicos. De acordo com a cabeleireira Limara Teresinha Pereira, após os processos mais rigorosos, os fios perdem a queratina e vão sofrendo transformações.

Os fatores externos também são os 'inimigos' neste processo, assim como a exposição ao sol, vento e poeira.

Foto: Divulgação / Tudo & TodasCabeleireira explica que o cuidado dos cabelos deve ser mantido, independente da época do ano
Cabeleireira salienta que o tratamento de hidratação deve ser realizado com frequência na revitalização dos fios.

Várias técnicas devem ser colocadas em ação para manter a vitalidade das madeixas. Limara acrescenta que, além da utilização de protetores na escovação e lavagem adequada dos fios, é indispensável realizar tratamentos intensivos de hidratação, principalmente nos cabelos alisados e tingidos para prolongar o efeito e mantê-los com brilho e maciez.

Veja abaixo quais são as dicas de beleza da profissional e invista nas técnicas para arrasar neste inverno:

 

 

1 >> Cuidar dos cabelos coloridos/ tingidos

Os cabelos coloridos/tingidos precisam de mais cuidado não só no inverno, como também, em outras estações. O cabelo tingido desbota com facilidade por causa da ação do sol, da água, de produtos químicos e uma série de fatores externos. Para driblar esses problemas e prolongar o efeito pós-tintura, é preciso seguir algumas indicações ~ que devem fazer parte do dia a dia ~. Além da proteção FPS nos fios, água fria na lavagem e utilização de xampu e condicionador para mantê-los mais hidratados, também é indicado aplicar silicone nos fios antes de encarar o 'cloro da piscina', lavá-los todos os dias e combinar a química, quando for ao salão ~ nada de querer fazer tudo ao mesmo tempo, isso vai danificar os fios ~.

2 >> Hidratar cabelos alisados

Cada cabelo tem um tratamento específico, inclusive os descoloridos que perdem a queratina do cabelo, depois de passar por processos químicos mais rigorosos. Após este processo, o fio fica sensível e perde a vitalidade. É indicado fazer hidratações e tratamentos específicos com mais frequência. Em caso alisamento é preciso aderir há algumas regras para manter o liso perfeito e prolongar o efeito ao máximo. A dica é lavar as madeixa a cada dois dias, usar o secador depois de lavá-lo ~ o calor potencializa o processo de alisamento ~ e escolher a escova certa. Além disso, se o cabelo passou pelo tratamento de alisamento, é aconselhável não fazer progressiva e tinturas com muita frequência, o ideal é fazer intervalos de 15 dias, pelo menos, entre a tintura e a progressiva. 

3 >> Lavar os cabelos com paciência

Os cabelos necessitam de um cuidado especial a todo o momento. Esse processo não deve ocorrer apenas durante a hidratação, escovação, corte e tratamentos especiais. Antes de qualquer procedimento, é necessário lavá-los com paciência para eliminar os resíduos de cremes e poeira que ficam retidos no couro cabeludo. Para que os cabelos fiquem limpos, o indicado é aplicar o xampu três vezes e massagear com cuidado, espalhando o produto nos cabelos. Não é recomendável aplicá-lo diretamente na raiz e a temperatura da água não deve estar muito quente.

4 >> Utilizar protetores térmicos na escovação

Quando a proposta é eliminar o frizz, muitas mulheres optam pela escova como alternativa para valorizar o brilho e a naturalidade dos fios. Porém, nestes casos, é indicado o uso de protetores térmicos na escovação. Este processo também pode ser intensificado nesta época do inverno, principalmente nos cabelos descoloridos, para mantê-los mais hidratados.

Siga o Tudo & Todas nas redes sociais