Blog Tudo e Todas

5 benefícios do óleo de coco

Saúde por: Taiane Kussler em: 20/12/2018 | 19:00

Herói ou vilão? Quando se fala em óleo de coco várias dúvidas surgem a respeito do produto, principalmente quando o consumo está relacionado ao emagrecimento. Porém, fique tranquilo, ele pode ser um aliado para a sua dieta dentre muitos outros benefícios que pode trazer à saúde. Apesar da alta quantidade de gorduras saturadas, o óleo de coco é absorvido pelo corpo e, logo convertido em energia, diferente de outros produtos, que contém algumas propriedades que são acumuladas em forma de gordura.

De acordo com a proprietária da loja Milita Produtos Naturais, Milita Silberschlag, o óleo de coco é o único que não satura quando é exposto a alta temperatura. Ela acrescenta que o produto apresenta várias  apresentações, que podem ser tanto líquido quanto em cápsulas. A escolha do produto vai depender da necessidade de cada cliente. "Se a pessoa quiser ingerir o produto de forma natural, ao consumir uma colher de sopa antes das refeições, por exemplo, é indicado o óleo de coco extravirgem". Segundo ela, ele também é recomendado para tratamento dos cabelos, pele e preparo dos alimentos.

Foto: Taiane Kussler / Tudo & TodasLinha extravirgem e sem sabor são utilizados no preparo dos alimentos, tratamento da pele e cabelo, ao assumir várias funcionalidades
Linha extravirgem e sem sabor são utilizados no preparo dos alimentos e tratamento da pele e cabelo, ao assumir inúmeras funcionalidades para o organismo

***

No entanto, para evitar o gosto de coco nos alimentos, o cliente pode optar pelo óleo de coco sem sabor. "Em alguns alimentos é possível sentir o sabor do coco, principalmente no preparo do ovo," salienta. Mesmo assim, Milita recomenda o extravirgem, no preparo das refeições, pois esta apresentação quando exposta ao calor não perde nenhuma das propriedades. 

Além das diversas opções disponíveis no mercado, o óleo de coco em cápsulas pode aparecer na fórmula tradicional, ou acrescido de outras composições, como a chia e o óleo de cártamo, que também auxiliam no emagrecimento. 

 

Foto: Divulgação / Tudo & TodasOutros produtos também estão sendo utilizados na composição das cápsulas, assim como a chia e o óleo de cártamo
Outros produtos também estão sendo inseridos na composição das cápsulas, assim como a chia e o óleo de cártamo

Para saber mais sobre o produto, veja abaixo cinco benefícios do óleo de coco indicados pela empresária Milita Silberschlag.

1- Tratamento do cabelo

Segundo Milita, é indicado usar o óleo de coco após a limpeza do cabelo, preferencialmente nas pontas. "As pessoas também podem deixar o produto agir por alguns minutos e depois lavar o cabelo novamente, ao aderir o processo de hidratação mais prolongada," afirma. A ação deixa os cabelos mais hidratados e com brilho. 

2- Tratamento da pele

A mesma dica vale para manter a pele hidratada, neste caso é indicado colocar na mão algumas gotas e espalhar o produto pelo corpo. "A pele não fica oleosa, mas é preciso evitar a exposição ao sol", salienta. O óleo de coco também pode ser misturado ao creme hidratante, mas este processo só é indicado no verão. "Durante as temperaturas mais baixas, o produto muda a expessura e fica mais sólido, o que dificulta a aplicação", explica.

3- Emagrecimento

O óleo de coco pode ser um aliado ao emagrecimento, porém deve ser consumido de acordo com as indicações do rótulo. "Quando ingerido na forma líquida, é indicado consumir uma colher de sopa rasa ao dia, já em cápsulas, pode ser de duas a quatro cápsulas ao dia, " considera Milita.

4- Saúde bucal

O óleo de coco pode ser uma arma poderosa contra as bactérias, de forma tão eficaz como um antisséptico bucal. O bocejo auxilia na saúde bucal, e reduz significativamente a inflamação, e a gengivite (inflamação das gengivas). " Para o bocejo diário, basta misturar uma colher de sopa com água morna", explica.

5- Imunidade do corpo

O consumo do óleo de coco aumenta a imunidade ao evitar o surgimento de algumas doenças. O produto auxilia na defesa do organismo contra agentes infecciosos ao agir em  defesa contra bactérias contidas no ar e vírus. "A utilização de um produto que não satura já é uma forma de investir na saúde, além disso, o óleo de coco possui na sua composição muitos nutrientes e vitaminas", conclui. 

Siga o Tudo & Todas nas redes sociais