Blog Tudo e Todas

5 dicas para arrasar no ensaio fotográfico

Fotografias por: Taiane Kussler em: 07/08/2018 | 14:00

Seja em datas comemorativas ou em momentos especiais, sempre há motivos para eternizar grandes emoções. Através da fotografia é possível resgatar memórias do passado ou valorizar momentos do presente. Já que o mês de agosto se comemora o 'Dia dos Pais', que tal fazer um ensaio fotográfico em família?  ~ mas não é só sair clicando por aí ~. Para eternizar este momento é preciso ter feelling ao dominar todas as técnicas para extrair detalhes que farão toda a diferença no contexto final.

Segundo a fotógrafa, Rosilene Müller o segredo é manter a espontaneidade durante o ensaio fotográfico, porque nestas situações a naturalidade faz toda a diferença ~ para trazer uma proposta 'sem filtro' e com identidade ~. Ao transmitir todas as sensações, é fundamental que o fotógrafo esteja em sintonia e mantenha uma relação de afinidade com quem está diante das lentes da câmera. Desta forma, tudo vai acontecer de forma espontânea e natural.

As fotos serão uma recordação para a vida toda, então faça com que este momento seja divertido e inesquecível.

Este é o primeiro passo, porém, há uma série de fatores envolvidos que também vão auxiliar na produção. Veja abaixo as '5 dicas para arrasar no ensaio fotográfico', listadas pela fotógrafa Rosilene Müller.

Espontaneidade: não há regras

Não gosto de regras para fotografar, nem poses. Gosto de registrar as pessoas como elas são, em momentos espontâneos e de carinho. É nesses instantes que saem as melhores fotos.

Foto: Rosilene Müller / Tudo & Todasbbb

Afinidade faz toda a diferença

Fotografia é memória então tem que ser especial! Procure saber o que o cliente quer. Converse com ele para entender a proposta e a forma que imaginou o ensaio. E não deixe de compartilhar as suas ideias, e a forma que você fotografa ~ o resultado final vai impressionar ~. 

Foto: Rosilene Müller / Tudo & Todashhh

Local deve trazer um significado

Escolha locais que a família se identifique. Lugares em que a família tenha história, tipo na casa dos avós ou algum lugar tenha identidade com eles. Fotografia tem que contar uma história, por isso tem um significado especial.

Foto: Rosilene Müller / Tudo & Todasjj

Crie emoções

Deixe que o ensaio seja o mais espontâneo possível. As melhores fotos são as das brincadeiras, dos carinhos e dos sorrisos inesperados. A família deve se sentir à vontade e andar por onde se sentir melhor. Trabalhe com sentimentos: amor, ternura e afetividade deixe as crianças serem crianças ~ não tem como errar ~ .

Foto: Rosilene Müller / Tudo & Todashhh

Inclua os bichinhos de estimação no ensaio

Os animais de estimação devem estar presentes no ensaio fotográfico, afinal, eles também fazem parte da família, não é mesmo? Então, nada mais natural que eles participarem das fotos. E os animais deixam as crianças mais a vontade. E no final tudo fica mais divertido e natural.

Foto: Rosilene Müller / Tudo & Todasjj
Siga o Tudo & Todas nas redes sociais