5 dicas para incluir as raízes no preparo dos alimentos

Gastronomia por: Taiane Kussler em: 25/11/2017 | 10:00

Já que as raízes se desenvolvem no solo, estes ingredientes absorvem grande quantidade de nutrientes que são indispensáveis para a saúde. Algumas das opções, assim como o gengibre, geralmente são utilizadas como aromatizantes, ao dar um sabor especial às bebidas. Mas é possível incluí-la à alimentação com mais frequência, tornando-a um ingrediente especial no tempero do cardápio.

Para complementar o armário de condimentos, mantenha o tempero de raíz seco e triturado ~ desta maneira ficará mais prático inserí-lo no preparo dos pratos ~. A harmonia do sabor vai fazer a diferença no cardápio. Sendo que, alguns desses sabores foram fundamentais para o desenvolvimento do comércio de especiarias e outros produtos entre países.

Conheça algumas destas raízes que vão dar um toque a mais de sabor ao seu dia.

1- Rabanete

Diferentemente dos temperos secos, a raiz de rabanete é geralmente moída ou ralada e então preservada em vinagre. O condimento é geralmente adicionado a carnes para o sabor picante. Você também pode adicioná-lo ao molho de rabanete ou outros molhos, mostardas e pastas.

O rabanete contém bastante vitamina C e é muito bom para reduzir o teor de colesterol ruim (LDL).Também ajuda o sistema urinário e aumenta o suprimento de oxigênio na corrente sanguínea.

2 - Alcaçuz

A raiz de alcaçuz tem muitos usos. Ela pode ser preparada de diversas formas, incluindo em pó seco. Esse tempero é bem conhecido para os doces que levam esse nome. O Alcaçuz também é ingrediente de chás aromatizantes e molhos para salada, e serve como um tempero para muitas receitas culinárias.

O alcaçuz serve para ajudar no tratamento de abcessos, bronquite, catarro, conjuntivite, espasmos, feridas, furúnculos, gota, prisão de ventre, resfriado e úlceras gástricas.

3- Inhame

Carrega um fito-hormônio chamado diosgenina, cuja função é impedir que as moléculas de gordura sejam absorvidas, controlando o peso corporal. Possui ainda ação antioxidante ~ retarda o envelhecimento ~ e antiinflamatória, amenizando sintomas da TPM, depressão, além de reduzir o colesterol ruim e aumentar as defesas do organismo.

4- Gengibre

O gengibre é um  tempero que está disponível em diversas formas. Quando seco e triturado ou cristalizado com açúcar, você pode estocá-lo em seu armário. ~ quando fatiados, amassados ou picados devem ser refrigerados  ~. O gengibre é muito comum nas receitas asiáticas, assim como sabores familiares como o pão e o biscoito de gengibre. Essa especiaria também dá a água tônica um sabor distinto.

O gengibre oferece muitos benefícios em termos de saúde, incluindo auxílio à digestão, no tratamento da osteoporose, alívio de náuseas, auxiliar em tratamentos de doenças cardíacas e também valioso para combater gripes e dor de cabeça.

5- Curcuma

O condimento de cor laranja também é conhecido como açafra da índia, geralmente é encontrado na textura de pó seco. A raiz da cúrcuma é da mesma família da raiz de gengibre. Geralmente utilizada no molho curry, a curcumá também é responsável  pela cor amarelo brilhante da mostarda. Essa especiaria colorida é usada na culinária, conserva ou produção de molhos e condimentos. 

Este ingrediente é um anti-inflamatório natural e traz muitos benefícios à saúde, entre eles, melhora a digestão, alivia a coceira, combate a depressão, ajuda a reverter o câncer, é cicatrizante, combate o Alzheimer, previne o diabete tipo 2 e além disso, é um ótimo antioxidante.

Use a criatividade e inove nos temperos.

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