5 motivos para conhecer Liverpool

Viagem por: Ananda Etges em: 08/02/2018 | 19:00

 

Desde agosto do ano passado estamos morando em Liverpool, cidade localizada no noroeste da Inglaterra e que fica a cerca de 2h de Londres de trem.

O local tem uma população de quase 500 mil habitantes. É uma cidade grande para o que normalmente chamamos de interior, estando na lista das maiores cidades do Reino Unido (claro que não se compara aos mais de 8 milhões de habitantes de Londres). 

Foto: Divulgação / Tudo & TodasCavern Club
Cavern Club

***

Logo que mudamos tinha receio de que as opções de lazer e turismo em Liverpool fossem mais restritas em um comparativo com as inegáveis (e apaixonantes) atrações de Londres. No entanto, devo dizer que a cada dia me surpreendo mais com as alternativas de Liverpool e região.

 

Foto: Divulgação / Tudo & TodasO prédio da esquerda com o relógio é o Royal Liver Building
O prédio da esquerda com o relógio é o Royal Liver Building 

Por isso, hoje apresento 5 motivos para conhecer Liverpool e se encantar com a cidade, assim como aconteceu comigo:

1 - Beatles

A associação entre Liverpool e o quarteto é direta. E sim, de fato os fãs dos Beatles têm muito para ver por aqui. Entre as atrações destaque para o museu The Beatles Story, com roupas, instrumentos e outros objetos que fizeram parte da trajetória da banda. Detalhe: prepare-se para deixar muitas libras na lojinha que fica na saída do museu, é irresistível.

Foto: Divulgação / Tudo & TodasEstátua dos Beatles
Estátua dos Beatles

 

Além da atração, os fãs de Beatles podem tirar uma selfie com a imponente estátua de bronze do quarteto que fica na margem do rio Mersey. Outro programa que faz sucesso é conhecer Penny Lane, local onde John Lennon e Paul McCartney se encontravam para pegar o ônibus juntos e que virou nome de uma famosa música da banda.

 

 

As casas onde cada um dos Beatles cresceram também recebem uma série de turistas diariamente. No entanto, para mim a parada obrigatória na cidade é o Cavern Club, pub subterrâneo onde a banda começou a carreira. Diferentes cervejas e música boa ;)

  

2 - Cultura

Liverpool é uma cidade extremamente musical e cultural. A associação com os Beatles com certeza favorece o cenário local, mas as opções vão muito além do quarteto.

Diversos musicais famosos passam por aqui, com apresentações no Liverpool Empire. Espetáculos como do Circo du Soleil e shows internacionais acontecem no Liverpool Echo Arena. Então vale ficar de olho na agenda cultural e comprar ingressos com antecedência.

 

3 - Arquitetura

Foto: Divulgação / Tudo & TodasRegistro da parte interna da Catedral de Liverpool
Registro da parte interna da Catedral de Liverpool

 

O centro de Liverpool é marcado por prédios com uma arquitetura única e muito bem preservada, como o icônico prédio Royal Liver Building e o St. George"s Hall. Outro destaque é Catedral de Liverpool, a maior do Reino Unido e que impressiona pela sua imponência.

Ao visitar a cidade não deixe de dar uma passadinha pela Biblioteca de Liverpool. Internamente o prédio é de arrancar suspiros.

 

 

4 - Arte

Foto: Divulgação / Tudo & Todascarla...
Clara na Walker Art Galery

 

Quem gosta de arte não pode deixar que conferir as exposições do Tate Liverpool, museu de arte moderna. Ele fica na região das docas, lugar perfeito para uma caminhada ao ar livre e com fácil acesso para outras atrações turísticas da cidade, como o Museu de Liverpool e o Museu Marítimo de Liverpool.

Outro destaque no segmento de arte é a Walker Art Gallery, que inclusive tem um espaço bem bacana para crianças.

 

 

 5 - Localização

Foto: Divulgação / Tudo & Todas,,,,
Biblioteca de Liverpool

 

Uma coisa bacana sobre Liverpool é a sua posição estratégica para conhecer outros lugares da Inglaterra, como Manchester e Lake District. Também é pertinho da região norte do País de Gales, marcada por cenários exuberantes e ruínas de antigos castelos.

 

 

Quem deseja conhecer a Escócia com saída de Londres pode usar Liverpool como parada de meio de caminho ;) Da cidade também é possível ir de balsa até a Irlanda ou Irlanda do Norte.

 

 

Isso é um pouquinho do que já conhecemos sobre a cidade. Mas com certeza as atrações não param por aí. Não importa o seu perfil de viajante, com certeza Liverpool reserva boas surpresas para a sua visita. Boa viagem!

Siga o Tudo & Todas nas redes sociais