Blog Tudo e Todas

5 receitas de sobremesas fáceis e deliciosas

Gastronomia por: em: 16/04/2016 | 16:00

O desfecho perfeito do almoço e do jantar, a sobremesa já se tornou o prato em que os anfitriões 'brincam' na culinária. Essa é a hora de misturar ingredientes, ousar nas escolhas e abusar dos sabores diversos ao extremo!

Tanto pratos de fácil preparo quanto os mais elaborados, quase totalmente gourmet, já conquistaram o coração ~e o paladar~ das pessoas! Por isso, confira 5 pratos fáceis e rápidos de fazer, e que vão te deixar com água na boca:

Bolo Sorvete de Limão

INGREDIENTES

Da massa:

- 230 gramas de maneteiga sem sal
- 180 gramas de açúcar 
- 4 ovos
- 240 gramas de farinha de trigo
- 10 gramas de fermento em pó
- Uma pitada de sal
- 80 ml de suco de limão
- Raspas de 2 limões sicilianos

Do sorvete:

- 2 latas de creme de leite 
- 2 latas de leite condensado
- 2 latas de suco de limão (limão siciliano e limão tahiti)
- 40 ml de licor de limão

MODO DE PREPARO

Para a massa:

Bata a manteiga e o açúcar até obter uma massa fofa e branca. Adicione os ovos um a um, batendo bem a cada adição. Misture a farinha com o fermento e o sal, e peneire. Acrescente a farinha aos poucos, intercalando com o suco. Coloque as raspas dos limões e misture. Jogue a massa dentro de uma forma de 21 cm, untada e enfarinhada. Leve para assar em forno pré-aquecido a 170°C, até que você espete um palito no centro e ele saia limpo. Retire do forno e deixe esfriar. Corte o topo do bolo, para ele ficar retinho, igualando-o.

Para o sorvete:

Bata todos os ingredientes no liquidificador.

Para a finalização:

Em uma forma de 21 cm, coloque folhas de acetato por dentro de toda a borda. Coloque o pedaço do bolo no fundo da forma e depois jogue todo o sorvete por cima. Leve para o congelador por seis horas. Retire do congelador e sirva! Lembre-se de sempre colocar o restante de volta no congelador.

Brownie

INGREDIENTES

- 5 colheres (sopa) de manteiga sem sal, em pedaços
- 112g de chocolate meio amargo picado
- 56g de chocolate amargo picado
- 150g de açúcar
- 2 ovos grandes
- 1 colher (chá) de extrato de baunilha
- Meia colher (chá) de pó para café expresso (pode ser café solúvel forte)
- Meia colher (chá) de sal
- 47g de farinha de trigo
- 1 xícara de nozes picadas

MODO DE PREPARO

Pré-aqueça o forno a 160ºC. Forre uma forma quadrada com papel alumínio, unte com manteiga e coloque-a dentro de outra assadeira. Coloque a manteiga e os chocolates numa tigela e leve ao banho-maria até derreter - não deixe a água da manteiga se separar dela. Retire do fogo. Adicione o açúcar e mexa bem. Junte os ovos, um de cada vez. Acrescente a baunilha e misture antes de adicionar o café, o sal e a farinha. Misture-os à massa até incorporar. Adicione as nozes e mexa usando uma espátula de silicone ou plástico. Derrame a massa na assadeira e alise a superfície com a espátula. Deixe assando de 30 a 33 minutos ou até que o topo esteja menos brilhante - espete um palito no centro do brownie e ela deverá sair limpa. Retire do forno e deixe esfriar completamente. Vire o brownie sobre uma tábua, retire o papel alumínio, inverta-o novamente e corte os pedacinhos em pequenos quadradinhos.

Danoninho Caseiro

INGREDIENTES

- 1 lata de leite condensado
- 2 latas de creme de leite
- 1 pote de iogurte natural
- 1 embalagem de suco (em pó) sabor morango

MODO DE PREPARO

No liquidificador, bata o leite condensado, o creme de leite, o iogurte e o suco. Distribua em taças individuais e leve à geladeira até ficar firme. Sirva bem gelado.

Pavê de Chocolate

Para a base:

INGREDIENTES

- 1 pacote de biscoito champanhe
- 1 copo de leite
- 3 colheres (sopa) de achocolatado em pó
- 2 colheres (sopa) de conhaque
- 200g de chocolate meio amargo
- 2 colheres (sopa) de açúcar
- 2 colheres (sopa) de manteiga
- Meia xícara (chá) de leite

MODO DE PREPARO

Numa panela pequena, junte o copo de leite, o achocolatado, o conhaque e leve ao fogo médio. Quando ferver, desligue e deixe esfriar. Com o auxílio de uma colher, mergulhe um biscoito champanhe de cada vez na mistura de leite com achocolatado e conhaque por apenas 10 segundos. Retire, deixe escorrer o excesso e coloque o biscoito em uma travessa retangular de tamanho médio. Repita a operação com todos os biscoitos, colocando-os uns ao lado dos outros até formar uma camada completa. Reserve. Numa panela, coloque a meia xícara (chá) de leite, o chocolate picado, o açúcar e a manteiga. Leve ao fogo baixo e mexa sem parar até o chocolate derreter completamente. Desligue o fogo. Com uma colher, regue a camada de biscoitos com a mistura de chocolate derretido. Espalhe bem a mistura com as costas da colher.

Para a cobertura:

INGREDIENTES

- 2 latas de leite condensado
- 1 medida de lata de leite
- 3 ovos
- 1 caixinha de creme de leite
- 2 colheres (sopa) de açúcar

MODO DE PREPARO

Em duas tigelas, separe as claras das gemas dos ovos. Numa panela, junte o leite, as gemas e o leite condensado e leve ao fogo médio até ferver, mexendo sempre. Abaixe o fogo e continue mexendo. Quando o creme começar a desgrudar do fundo da panela, conte cinco minutos e desligue, deixando esfriar. Na batedeira, coloque as claras e bata até o ponto neve. Acrescente o açúcar e continue batendo por mais três minutos. Junte o creme de leite e bata rapidamente para misturar por aproximadamente 30 segundos. Na travessa com os biscoitos, despeje o creme de gemas e de leite condensado. Espalhe bem com as costas de uma colher. Cubra com o creme de claras e espalhe com cuidado, para que o pavê fique bem nivelado. Leve ao congelador por uma hora e meia. Retire do congelador e sirva a seguir.

Torta Holandesa de Potinho

INGREDIENTES

- 12 biscoitos doces (maisena ou maria)
- 4 biscoitos de chocolate para decorar 

Creme de baunilha:

- 1 lata de leite condensado
- Meia xícara de leite
- 1 gema
- 1 colher (chá) de essência de baunilha
- 1 colher (sopa) de amido de milho

Creme de chocolate:

- 100g de chocolate meio amargo
- 100g de creme de leite 

MODO DE PREPARO

Numa panela, dissolva o amido de milho no leite e adicione o restante dos ingredientes do creme de baunilha; misture e leve ao fogo baixo, mexendo sempre até engrossar. Reserve. Triture o biscoito, deixe pedaços não tão pequenos. Misture os biscoitos com o creme. Coloque o creme dentro dos potinhos. Coloque o chocolate e o creme de leite em um recipiente, leve ao forno micro-ondas por 20 segundos, retire e mexa. Depois coloque mais 20 segundos, retire e misture até ficar homogêneo. Decore com biscoitos de chocolate e leve para gelar por no mínimo quatro horas.

Fontes: I Could Kill For Dessert // Amando Cozinhar.

Siga o Tudo & Todas nas redes sociais