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5 sementes que previnem contra doenças cardiovasculares

Saúde por: Taiane Kussler em: 18/10/2017 | 17:00

Mudar os hábitos alimentares podem parecer um pesadelo, mas o o organismo agradece. Segundo a Organização Mundial de Saúde, 17 milhões de pessoas ao ano em todo o mundo já foram vítimas fatais de doenças cardiovasculares. Um índice bastante alto que está relacionado à má alimentação e ao sedentarismo. É preciso estar atento a estes aspectos para manter uma melhor qualidade de vida. E quem merece uma atenção especial quando o assunto diz respeito aos problemas do coração é o colesterol alto.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia, este é o maior fator de riscos cardíacos e afeta 40% da população. Porém, com determinação e foco é possível reverter estes números, começando agora mesmo uma técnica de reeducação alimentar.

Anote quais são as 5 sementes 'amigas do coração' que vão fazer parte desta dieta. 

>> Amêndoa

A amêndoa é rica em ômega 3, manganês, magnésio e fósforo por isso deve estar sempre presente na alimentação. As fibras solúveis ajudam a impedir a absorção de gorduras, e, consequentemente, contribuem para controlar o colesterol. Uma dica perfeita para quem quer perder peso d eforma saudável.

>> Nozes

Consumir em torno de sete unidades ao dia já é suficiente. As nozes possuem características semelhantes às amêndoas por isso, podem trazer muitos benefícios à saúde. O consumo desta semente pode contribuir com a diminuição dos níveis do colesterol do mal, o LDL e com a melhoria da qualidade do sangue, diminuindo o risco de coagulação e inflamação excessiva.

>> Castanha-do-pará

Não é por acaso que a castanha-do-pará faz bem ao coração. Em apenas duas unidades já dá para conferir os resultados positivos ao organismo. Ela possui selênio, um mineral essencial relacionado com a diminuição do risco de doenças cardiovasculares.

Apesar de ser muito gordurosa, e apresentar uma parcela significativa de gorduras do tipo saturada (22% da composição de gorduras), a castanha do Pará possui ácidos graxos (oleico e palmitoleico) que ajudam a aumentar os níveis de colesterol HDL e a diminuir os de colesterol LDL assim como as nozes.

>> girassol

Rica em fibras, vitamina E e fitoesterois, óleos "do bem" que são absorvidos no lugar do colesterol pelo intestino, as sementes de girassol, também protegem o corpo contra os radicais livres, responsáveis pelo desenvolvimento de doenças cardiovasculares. 

>> linhaça

Esta é a semente que mais armazena o ômega 3, por isso tem muitas funcio nalidades. É considerada uma semente antioxidante e uma grande fonte de fibra e funcionam como um laxante natural.

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