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5 sugestões para preparar uma ceia saudável para as festas de fim de ano

Gastronomia por: Taiane Kussler em: 08/12/2017 | 11:00

Antes mesmo da última semana de dezembro, cercada de comemorações, já dá para pensar o quão calórica será a ceia de Natal. Antes de consumir os pratos gastronômicos saborosos que enchem a mesa de fartura nesta época do ano, bate um 'peso na consciência' dos 'quilinhos extras' ~ pois os exercícios do projeto verão vão por água abaixo ~. Porém, é possível comer bem e ser uma aliada da balança quando há equilíbrio na alimentação.

Foto: Divulgação / Tudo & Todasequilíbrio alimentar é o segredo para manter a saúde e ficar de bem com a balança durante a ceia de Natal
Equilíbrio alimentar é o segredo para manter a saúde e ficar de bem com a balança durante a época mais calórica do ano

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Fique tranquilo! Você não vai precisar 'abrir mão' destas delicias para se manter no peso ideal. Basta usar a criatividade ao fazer algumas substituições e não abusar nos exageros. Confira 5 dicas para preparar uma ceia de  Natal com alimentos saudáveis e saborosos.

1 >> Evite a gordura

Geralmente a  carne suína é um dos pratos principais a compor a ceia de Natal ~ além do peru natalino, é claro ~. Não é preciso deixar de apreciá-la nas comemorações, basta optar por cortes com menos gordura, já que, é uma das opções mais calóricas a compor o prato.

2 >>  As fibras estão liberadas

Apesar de ser uma tarefa muito difícil, é preciso controlar a quantidade da alimentação. Mas se você ultrapassou a medida, uma dica é consumir alimentos à base de fibras. Elas combatem a má digestão e os desarranjos intestinais. Por isso, é aconselhável combinar o cardápio com frutas que podem compor a decoração da mesa ou até mesmo serem servidas como sobremesa ~ como a tradicional salada de frutas ~. 

3 >>  Doce moderado

Depois de uma ceia bem elaborada, alguns convidados  já ficam na expectativa para saber qual será a opção de sobremesa. O ideal é dosar a quantidade de açúcar para manter a saúde em dia, sem exagerar nas calorias. Uma alternativa é o sorvete de frutas, uma sobremesa com baixo teor de calorias. 

4 >> Cuidado com a bebida

Geralmente durante esta época do ano, aumenta-se o consumo de bebida alcóolica. Vinhos, cerveja, drinks e o tradicional espumante são muito bem vindos para brindar durante as comemorações. O segredo é beber com moderação e intercalar o consumo de álcool com água. Além de mante ro corpo hidratado, evita a ressaca no dia seguinte.

5 >> Pode comer sem medo

Nozes, castanhas, avelãs e amêndoas são aperitivos naturais que estão sempre presentes nas mesas de natal. Além de serem saborosos e de reduzirem a ansiedade, estes alimentos têm propriedades que regulam os níveis de colesterol, além de selênio e antioxidantes. Mas, fique alerta! Isto não significa que eles devem ser consumidos em demasia, pelo contrário, eles podem ser considerados saudáveis mas são ricos em calorias. As frutas secas também são aperitivos muito saudáveis, pois são ricas em vitaminas, antioxidantes e outras propriedades que contribuem para a saúde e o bom humor ~ uma ótima opção para começar o ano com pé direito ~. 

Boas festas!

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