Blog Tudo e Todas

6 problemas de saúde comuns em uma viagem e como evitá-los

Saúde por: Tudo & Todas em: 12/02/2019 | 14:06

Quando nos preparamos para uma viagem, cuidamos de uma série de detalhes, como o dinheiro que gastaremos, as roupas que levaremos, o roteiro dos passeios e muito mais. No entanto, constantemente esquecemos de cuidar de uma questão muito importante: a saúde.

Sempre que viajamos estamos expondo nosso corpo a uma situação diferente do que ele está acostumado, seja pelo exercício que praticamos a mais na viagem, ou por questões como ar rarefeito e variações de pressão atmosférica, alterações extremas de temperatura, seja frio ou calor, exposição excessiva ao sol, questões alimentares e muito mais.

São muitas as situações que podem promover problemas de saúde comuns em uma viagem. Por isso, é preciso estar bem atento a esses detalhes.

Para te ajudar a se manter cheio de saúde e disposição em sua próxima viagem, preparamos este artigo com os 6 problemas de saúde comuns em uma viagem e como evitá-los. Assim você poderá esbanjar saúde e se divertir muito mais.

6 problemas de saúde comuns em uma viagem e como evitá-los

Entre os problemas de saúde comuns em uma viagem, os que merecem receber uma maior atenção, a fim de serem evitados são os seguintes:

1. Doenças contagiadas por animais

Existem alguns mamíferos e aves que podem transmitir doenças infectocontagiosas como a raiva, a leptospirose, a tuberculose aviária, a coriomeningite linfocítica e muito mais.

Uma das maneiras de evitar esses tipos de problemas é lavar constantemente as mãos, especialmente antes de comer e tocar a área dos olhos, boca e nariz.

2. Doenças contagiadas por carrapatos e mosquitos

São inúmeras as doenças transmitidas por mosquitos e carrapatos, entre elas, é possível ressaltar a febre amarela, a malária, a elefantíase, dengue e muitas outras. Essas doenças surgem de maneira sorrateira, e exatamente por isso, causam tanto danos.

Para evitar esse tipo de problema, o mais indicado é que se use um repelente à base de DEET ou siga os cuidados abaixo, conforme o tipo de viagem que tiver fazendo:

3. Doenças do trato respiratório

Resfriados, gripes e questões alérgicas como a rinite são problemas de saúde comuns em uma viagem. Para evitar problemas como esses, procure se instalar em locais arejados e evite se expor a mudanças muito bruscas de clima.

4. Problemas alimentares e diarreias

É muito comum as pessoas sofrerem com problemas como intoxicação ou intolerâncias alimentares.

Para que você evite esse tipo de problema o caminho mais indicado é evitar alimentos de procedência duvidosa, e procurar não se aventurar em temperos ou alimentos muito fortes, com os quais o seu organismo não está acostumado.

A diarreia atinge 60% dos viajantes, sendo a doença mais comum e podendo surgir através de problemas com a alimentação e a água.
Há locais no país que estão mais propensos a esse risco e exigem mais cuidados. Veja no mapa abaixo:

Imagem: Euroclinix BR

5. Desidratação

Muitas vezes, nos distraímos com os passeios e toda a diversão e aventura que acontecem em uma viagem e nos esquecemos de tomar água.

Isso é péssimo para a saúde, pois, nosso corpo acaba se desidratando e isso pode trazer muitos problemas. Portanto, beba bastante água.

6. Insolação

Outro problema de saúde comum em uma viagem é a insolação, sempre causada pelo mesmo motivo: exposição excessiva ao sol, sem o uso correto de protetor solar.

A insolação pode causar desde náuseas e vômitos até queimaduras e bolhas na pele. Por isso, use sempre o protetor solar, reaplicando várias vezes ao dia.

Estes são os 6 problemas de saúde comuns em uma viagem e como evitá-los. Mas, se além de viajante você também é aventureiro e costuma praticar constantemente trilhas, escaladas, etc. Existem mais alguns detalhes que valem a pena ser considerados para que você aproveite melhor suas viagens. Veja a seguir quais são esses cuidados extras.

Cuidados extras com a saúde em uma viagem

Viagens de aventura estão se tornando cada vez mais comuns no Brasil e, para garantir que elas serão um sucesso, existem alguns detalhes que merecem atenção, como:

Procure sempre fazer refeições leves, pois comidas muito pesadas afetarão seu desempenho na trilha;

Invista em barras de cereais e suplementos, já que eles são fáceis de transportar e consumir e fazem toda a diferença no seu organismo;

Use roupas que protejam da maneira necessária e que sejam o mais leve, possíveis. O tipo de roupa que você usará dependerá do local em que você está, no entanto, vale a pena dar preferência para os tecidos mais maleáveis e leves, sempre;

Evite o excesso de bagagem. Lembre-se que você carregará suas coisas durante todo o passeio ou viagem, então evite levar coisas desnecessárias.

Seguindo as dicas de cuidados com a saúde e essas dicas extras, não tem como sua viagem dar errado. Boa viagem!

Fontes: https://turismo.ig.com.br/manual-do-viajante/2017-01-22/evitar-problemas-saude.html

https://www.infoescola.com/doencas/mosquitos-transmissores-de-doencas/

Siga o Tudo & Todas nas redes sociais