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7 cuidados essenciais para quem é intolerante à lactose

Saúde por: Taiane Kussler em: 13/11/2017 | 15:30

A lactose está presente em vários alimentos e já aparece na primeira refeição da manhã. Já que o número de pessoas com intolerância tem crescido consideravelmente, a indùstria de alimentos também tem acompanhado esta evolução e desenvolveu produtos voltados para o público que convive com determinadas restrições alimentares. De acordo com a Federação Brasileira de Gastroenterologia, 40% da população sofre de intolerância à lactose, um tipo de açúcar encontrado no leite materno, de vaca e de cabra.

 

 

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Além de fazer algumas substituições na alimentação, é preciso aderir a uma mudança de hábito para conviver com esta restrição normalmente. Já existem muitas alternativas de produtos saborosos sem lactose, como o leite de soja, a opção mais popular. Os ingredientes das receitas também devem ser alterados, invista no leite de arroz, aveia ou amêndoas. Uma opção saborosa e nutritiva, que evita sintomas desagradáveis para quem sofre de intolerância a lactose.

Quer saber mais? Conheça 7 cuidados essenciais para quem sofre com este problema.

1 >> Acostume-se a ler os rótulos dos produtos que consome para evitar a compra de alimentos com lactose involuntariamente.

?2 >> Mantenha o consumo de cálcio e vitamina D ~ nutrientes que podem ser encontrados nos vegetais de folhas verdes, como rúcula, couve, agrião, repolho e brócolis, além de feijão, abobrinha e ervilhas. Salmão, sardinha, tofu, laranja e sementes de gergelim também têm doses adequadas de cálcio. Além do consumo diário destes alimentos, é importante tomar sol ~ no mínimo, 15 minutos ao dia ~. 

3 >> Cuidado com medicamentos. Já é possível encontrar a enzima lactase em farmácias de manipulação, de acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Há porcentagens elevadas de lactose em certas fórmulas de remédios. Converse com o médico e verifique a bula antes de iniciar qualquer tratamento.

4 >> Consuma iogurtes com probióticos. Para não excluir totalmente os alimentos com lactose da rotina alimentar, inclua no cardápio iogurtes com probióticos. Esta opção pode contribuir com a digestão e reduz o inchaço abdominal. ~ uma dica preciosa para as mulheres que enfrentam o período da menopausa ~. 

5 >> Nunca beba leite de estômago vazio. Este hábito não é indicado pelos especialistas. 

6 >> Beba leite com baixo teor de lactose. Assim que fizer esta alteração, os sintomas irão reduzir e o organismo  vai começar a reagir de outra forma. Em casos mais sérios, opte pelo leite de soja.

7 >> Reponha a quantidade de cálcio. Insira na dieta mais alimentos como peixe, salmão, bacalhau.

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