Blog Tudo e Todas

8 dicas de Paola Carosella para se dar bem na cozinha

MasterChef por: Taiane Kussler em: 24/04/2018 | 10:00

Com uma vasta bagagem cultural e amplo conhecimento na área gastronômica, a chef do MasterChef Brasil,  Paola Carosella traz a essência e a simplicidade que herdou dos antecedentes italianos. Nascida em uma época em que as mulheres plantavam, colhiam e cozinhavam intensamente, a cozinheira, desde cedo, percebeu a paixão pela área gastronômica. Assim que concluiu o colegial, Paola encarou este desafio, ao dar 'asas' a este sonho e encarar de frente uma cozinha profissional.

***

Com o passar dos anos, a chef de cozinha, foi conquistando o seu espaço profissional, depois de muitos altos e baixos, de uma coisa ela tinha certeza, que jamais desistiria deste sonho. Esta coragem fez com que Paola vencesse barreiras profissionais, sem dar espaço para o medo, a ansiedade e a insegurança

Esta trajetória profissional iniciou em Buenos Aires, ao trabalhar com grandes cozinheiros como Paul Azema e Francis Mallmann,depois em Paris, onde a chef atuou em lugares renomados como Le Grand Vefour, Le Celadon e Le Bristol. Na Califórnia, a proposta foi um pouco diferente no Zuni Café; no Uruguai, no Los Negros; no 1884 em Mendoza, Argentina, no Patagonia Sur, em Buenos Aires, no Patagonia West em Nova Iorque, entre outras viagens e lugares. Até que, em 2001, Paola já estava preparada para abrir e dirigir a cozinha, ao inaugurar o Figueira Rubaiyat junto a Francis Mallmann e Belarmino Fernandes Iglesias, em São Paulo.

Depois que se instalou no Brasil, a confiança foi crescendo ainda mais ao dominar com mais profissionalismo a cozinha e conhecer na teoria e prática dos sabores, temperos, combinações e o segredo para conquistar o paladar de clientes exigentes, que buscam a perfeição, ao priorizar pratos autênticos e com produtos de qualidade. Atualmente, a chef é reconhecida internacionalmente por elaborar pratos com técnica e uma 'dose única de amor'. 

***

Atualmente, Paola atua no Arturito ~ um restaurante de cozinha simples, com foco na cozinha clássica mediterrânea ~ e no La Guapa Empanadas Artesanais e Café ~ um pequeno café de empanadas e doces latinos artesanais ~ ambos situados em São Paulo. Além de ser uma das juradas, do MasterChef Brasil, na Band, a chef dedica o seu maior tempo na cozinha e também, ministra palestras e desenvolve projetos na área gastronômica.   

Se você também pretende investir neste ideia e acreditar no sonho de ser uma chef profissional, confira as 8 dicas de Paolla Carosella e saiba qual é o segredo para atinfir o sucesso.

1- Ingredientes frescos, de boa procedência, naturais, bem criados, simples, nobres (é melhor pouco de algo muito bom, que muito de algo mais ou menos)

2- Mão suave e delicada, mas firme e bem intencionada.

3- Respeito: pelo ingrediente, pelo colega, pelo fogo, pelo cliente, pelo agricultor, pelo pescador, pelo lixeiro, pela natureza.

4- Constância: todos os dias, a mesma coisa, dia após dia, sem reclamar.

5- Paciência, saber esperar, muitas coisas na cozinha demoram muitas horas, muitos dias, muitos meses para ficarem prontas. Assim como na vida... tudo tem seu tempo.

6- Coerência: respeito as nossas raízes, ao lugar, ao clima, ao momento.

7- Humildade: O prato é quem fala, não é o cozinheiro.

8- Desejo. Por que sem desejo não atravessamos nem a rua.

Siga o Tudo & Todas nas redes sociais