Blog Tudo e Todas

A resposta: uma história de esperança

Literatura por: Débora Kist em: 14/09/2018 | 15:38

Foto: Reprodução / Internet

Um marco na literatura. Quase três anos na Lista do New York Times. Livro mais vendido de 2011 nos Estados Unidos. Mais de 5 milhões de exemplares vendidos em todo o mundo. Esse é 'A Resposta', sucesso de Kathryn Stockett.

Eugenia 'Skeeter' Phelan terminou a faculdade e está ansiosa para tornar-se escritora. Após um emprego como colunista do jornal local, ela tem uma ideia brilhante, mas perigosa: escrever um livro em que empregadas domésticas negras relatam o seu relacionamento com patroas brancas do Mississipi na década de 1960. Mesmo com receio de prováveis retaliações, ela consegue a ajuda de Aibeleen, a empregada doméstica que criou 17 crianças brancas, e Minny, que, por não levar desaforo para casa, já esteve por diversas vezes desempregada após bater boca com suas patroas.

Aproveitando o surgimento das primeiras manifestações em defesa dos direitos civis, Skeeter espera que seu livro choque as pessoas brancas preconceituosas e traga orgulho e esperança à comunidade negra de Jackson, condado onde se passa a história. Ao mesmo tempo, com a possível publicação do livro, ela espera quebrar as suas próprias barreiras e realizar o sonho de sua vida.

Todo o sucesso de 'A resposta' motivou uma adaptação para o cinema em 2011, com o nome 'Histórias cruzadas'. No elenco, nomes como Emma Stone, Viola Davis, Octavia Spencer, Bryce Dallas Howard. Por sua atuação, Octavia Spencer venceu o Oscar de melhor atriz coadjuvante.

Siga o Tudo & Todas nas redes sociais