Blog Tudo e Todas

Entre um século e outro, Agatha Christie segue como sucesso literário mundial

Sem categoria por: Débora Kist em: 29/03/2018 | 11:05

 

Foto: Reprodução / InternetUma edição de 'Assassinato no Expresso do Oriente' já com informação sobre a produção cinematográfica
Uma edição de 'Assassinato no Expresso do Oriente' já com informação sobre a produção cinematográfica

No mundo da literatura, muitas obras consideradas atemporais são frequentemente utilizadas de outras formas, adaptadas para o cinema e a televisão. Um dos livros mais conhecidos em todo planeta é 'Assassinato no Expresso do Oriente', de Agatha Christie. Mas por que atemporal? Porque se trata de uma obra publicada originalmente em 1934 e mais de 80 anos depois, continua sendo lida e recebendo adaptações.

A mais recente é o filme homônimo dirigido e protagonizado por Kenneth Branagh (conhecido por adaptar 'Frankenstein' de Mary Shelley para o cinema em 1994). O longa foi lançado no fim de 2017 e no elenco estão atores consagrados como Johnny Depp, Penélope Cruz, Michelle Pfeiffer e Judi Dench. O livro já tinha sido levado às telas em 1974 pelo diretor Sidney Lumet (com Albert Finney, Lauren Bacall, Sean Connery, Jacqueline Bisset e Ingrid Bergman no elenco). Teve ainda duas adaptações para a TV. O enredo é o mesmo do romance policial: acontece um assassinato no Expresso do Oriente (trem que liga Istambul, na Turquia, a Paris, na França) e o detetive Hercule Poirot é escalado para desvendar o caso.

Sucesso de vendas em todo o mundo, 'Assassinato no Expresso do Oriente' é um livro de ficção inspirado em um caso real: o sequestro de um bebê, filho do famoso aviador Charles Lindbergh, nos Estados Unidos, em 1932.

A fama mundial da obra não é por acaso, afinal, foi escrito pela inglesa Agatha Christie (1890-1976), conhecida como a 'Rainha do Crime'. Segundo o Guiness Book, ela é a romancista mais bem sucedida da história da literatura popular mundial em número de livros vendidos: cerca de quatro bilhões de cópias. Só fica atrás de William Shakespeare e da Bíblia!

TEM NA BIBLIOTECA
Em Venâncio Aires, a Biblioteca Pública Caá Yari conta com dois exemplares de 'Assassinato no Expresso do Oriente', além de outras obras de Agatha Christie. Boa leitura!

Se quiser dar uma olhada nas adaptações para o cinema, abaixo estão os links dos filmes de 2017 e 1974, respectivamente.

 

Siga o Tudo & Todas nas redes sociais