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Alternativas saudáveis para começar o projeto verão

Saúde por: Taiane Kussler em: 10/09/2018 | 19:00

O verão começa oficialmente no dia 21 de dezembro porém, muitas pessoas já estão se adaptando a nova estação para manter o corpo em forma e correr atrás do prejuízo. Práticas esportivas, exercícios periódicos e mudança nos hábitos alimentares são algumas das alternativas para conquistar um corpo invejável. O que muitas pessoas não sabem é que, não é recomendável mudar o estilo de vida de um dia para a noite, para conquistar resultados imediatos.

Segundo a nutricionista Emille Klamt, o sedentarismo está entre os fatores de riscos que ameaçam a saúde, o importante é sempre começar uma atividade física devagar, pelo menos 30 minutos, duas a três vezes na semana, sempre que possível, com acompanhamento de um educador físico. Já em relação a alimentação, é aconselhável mudar os hábitos ao ingerir alimentos mais leves e saudáveis ao manter mais equilíbrio alimentar. Porém, a nurtri salienta que, nem sempre estes resultados são imediatos. Emille afirma que, nem todo mundo é igual, depende do tipo de metabolismo e dos objetivos e metas de cada um. É preciso ter paciência, pois o organismo precisa de tempo.

 

Alguns nutrientes trazem saciedade para o nosso organismo, encontrado em alimentos ricos em proteínas, fibras e água, enquanto alimentos ricos em gordura apresentam baixa capacidade de controlar o apetite.

 

Foto: Divulgação / Tudo & TodasUm adulto deve beber em torno de 30 a 35ml de água por peso.
Segundo a nutri, um adulto deve beber em torno de 30 a 35ml de água por peso.

Alimentação saudável

Nos dias mais quentes é preciso aderir hábitos saudáveis ao consumir alimentos mais leves e de fácil digestão, assim como, manter o corpo hidratado a base de água e frutas. 

Opte por alimentos leves, integrais por ajudar na saciedade, frutas e verduras que ajudam na recomposição hídrica, mas não esquecendo sempre o consumo de água, sendo o recomendado para um adulto em torno de 30 a 35ml de água por peso.

De acordo com a nutri, é aconselhável inserir na rotina alguns alimentos que  trazem saciedade para o organismo, entre eles os que são ricos em proteínas, fibras e água. Na estação mais quente é necessário deixar deixar de lado os alimentos ricos em gordura que apresentam baixa capacidade de controlar o apetite. A dica é investir em cereais integrais, laticínios e frutas. Ela afirma que os cereias auxiliam no funcionamento intestinal e contribuem para a saciedade por demorarem mais a serem digeridos, os laticínios oferecem maior saciedade, pois a digestão é mais lenta, retardando o esvaziamento gástrico e, consequentemente, a fome. Já as frutas, são excelentes fontes de fibras, vitaminas, minerais e antioxidantes vitais para o bom funcionamento do nosso corpo.

Evite alimentos de fácil absorção, gorduras ruins (como a gordura hidrogenada), frituras em geral, refrigerantes e bebidas com alto teor de açúcar refinado e refeições muito pesadas.

Atenção! Não precisa cortar tudo de vez. Basta inserir na receita ingredientes mais saudáveis no preparo dos pratos. A nutri afirma que dá para usar a criatividade para preparar pizzas, pastéis entre outros alimentos.

Bebida alcoólica: a grande inimiga

Muitas pessoas não abrem mão do consumo de bebida alcoólica ~ pelo menos no fim de semana ~. Segundo a nutri, é preciso controlar o consumo, pois o álcool contribui para a desidratação. As bebidas alcoólicas são rapidamente absorvidas e promovem o acúmulo de gordura no organismo. Uma opção para quem gosta de beber algo, é beber uma taça de vinho de vez em quando.

A bebida consumida de vez em quando tem, sim seu benefício, diminui as chances de doença cardíaca. Mas o álcool contém muitas calorias, mesmo em pequenas doses, e também contribui para o aumento de apetite.

Alimentos no topo da lista

1- Alimentos ricos em zinco: grãos integrais, carne de rês, frango e leite

2- Potássio: batata, tomate e banana

3- Vitaminas do complexo B: cereais integrais, legumes, fígado de boi e carnes vermelhas

4- Vitamina C: frutas cítricas e vegetais verde-escuro, entre outras frutas e verduras da época.

5- Consumo de água, sucos naturais, chás e a água de coco.

 

Dietas radicais

Quando o objetivo é perder peso, muitas pessoas fazem qualquer coisa para estar de bem com a balança em um curto período de tempo. É nesta hora que vale qualquer coisa para manter o corpo em forma, até mesmo, dietas milagrosas. Segundo a nutricionista, primeiro é preciso avaliar o estilo de vida alimentar da pessoa, para assim poder começar a mudar os hábitos alimentares, seguindo um estilo de vida mais saudável, a partir de uma reeducação alimentar.

Foto: Divulgação / Tudo & TodasDietas milagrosas, que trazem efeito imediato, não são recomendadas para todas as pessoas
Dietas milagrosas, que trazem efeito imediato, não são recomendadas para todas as pessoas

Não devemos começar a cortar ou usar o radicalismo de inicio, até questão do nosso organismo começar a se acostumar com as mudanças de hábitos alimentares.

A dieta de 12h intermitentes está sendo disseminada pelas redes sociais e já conquistou muitos adeptos. Conforme a nutri, existem vários estudiosos que afirmam, que quem segue este tipo de dieta obtem um bom resultado, mas na prática clínica, esta dieta é incorporada em casos mais específicos. Ela acrescenta que esta dieta não é recomendada para todas as pessoas, geralmente é indicada para pacientes especificos, como por exemplo, pessoas com diabetes.


Existem pessoas que tendem a ter uma resistência metabólica e toleram a esse tempo, mas depende do tipo de pessoa, pois cada organismo reage de uma forma. 

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