Blog Tudo e Todas

Ansiedade: leitura pode ajudar

Comportamento por: Jaqueline Caríssimi em: 08/06/2018 | 15:02

O frio na barriga, a perna treme, a mente já não consegue mais elaborar e conter sentimentos, o coração parece que 'vai saltar pela boca'. É a ansiedade que se instala. Mas, até onde a ansiedade é positiva e quando ela passa a ser um transtorno para o indivíduo?

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 9,3% dos brasileiros têm algum transtorno de ansiedade, o que coloca o Brasil como o país com maior taxa de transtornos de ansiedade do mundo.
'Quando falamos em ansiedade, estamos pensando em um conjunto de emoções e reações corporais que antecedem o novo, o desafio ou uma experiência de alguma forma arriscada ou estressante. Trata-se de um pacote cerebral que precisa de estímulos específicos para aparecer e gera uma resposta física imediata, preparando o corpo para o enfrentamento ou para a esquiva de uma situação fora do comum,'assim é como define o médico neurologista Leandro Teles.

Investigador da doença, Teles lança o livro 'O Cérebro Ansioso', pela Editora Alaúde. Na obra, o autor vai além do frio na barriga e explica que a ansiedade não possui apenas facetas ruins, ela faz parte do desenvolvimento e é uma necessidade para nossa sobrevivência. Aprender como esse sistema que age para nos proteger, pode passar a nos prejudicar e a traçar o limite entre uma ansiedade considerada normal e um quadro de doença, é um dos objetivos da publicação do neurologista graduado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), com especialização no Hospital das Clínicas e membro da Academia Brasileira de Neurologia.  O livro também apresenta os principais transtornos de ansiedade e os sintomas mais comuns que se manifestam em alguém com um quadro ansioso. A obra aborda maneiras de como tratar a ansiedade, desde tratamentos médicos disponíveis até as pequenas mudanças que os ansiosos podem incorporar ao estilo de vida para manter os sensores cerebrais que ativam a ansiedade controlados e calibrados.

Foto: Divulgação / DivulgaçãoLivro de Leandro Teles aborda maneiras de como tratar a ansiedade
Livro de Leandro Teles aborda maneiras de como tratar a ansiedad
Siga o Tudo & Todas nas redes sociais