Blog Tudo e Todas

Antes dos 25, cabelo branco é mesmo genética?

Saúde por: Ana Carolina Becker em: 05/09/2018 | 13:45

Só quem percebe os primeiros fios grisalhos antes dos 25 anos vai entender a 'dor' desse texto. Acabei de completar 23 e já preciso lidar com esse problema a quase dois anos. Hesitei em acreditar quando me disseram: Olha aí um cabelo branco, Ana! 

Foto: Divulgação / Tudo&TodasFator está associado a genética
Fator está associado a genética

Oxê, pra quê tão cedo, vida?

Depois de algumas pesquisas na internet, percebi que talvez nem tudo que estava escrito nos milhares artigos que li fosse verdade. Não vinha de uma fase alimentar tão desequilibrada, não tinha momentos de estresse e não sofria de ansiedade. Até o momento todos os fatores possíveis descartados, exceto o mais importante: a minha avó materna tem 82 anos e o cabelo tá branco, mas muuuuuito branco, sem contar os da minha mãe que não tem 45. Bingo, era genética!

Foto: Ana Carolina Becker / Tudo&TodasA dermatologista Francine Seibt diz que não existe nada para evitar os cabelos brancos
A dermatologista Francine Seibt diz que não existe nada para evitar os cabelos brancos

Com intuito de buscar soluções e entender se realmente era somente esse o fator, conversei com a dermatologista Francine Seibt que nos disse: sim, esse é o único fator contribuinte para os cabelos brancos. 'Exceto quando a criança nasce com o cabelo branco, que então deve ser relacionado com outro fator', explica.

Não tem o que fazer para evitar esses fios brancos

 

Fio branco = fio sem vida
Mesmo que eles ainda passem, às vezes, despercebidos, é possível ver que eles se diferem dos fios coloridos que possuem vida. O fio grisalho, por exemplo, é mais seco e 'palhoso'. Segundo Francine, uma das soluções para deixar o fio mais saudável é optar por hidratações e banhos de creme. 'Não existe nenhum medicamento para deixar esse fio mais saudável', completa. Ou seja, não tente métodos caseiros em casa.

Siga o Tudo & Todas nas redes sociais