Blog Tudo e Todas

Aprenda a fazer lasanha de carne com cogumelos, o prato vencedor da prova do MasterChef

MasterChef por: Taiane Kussler em: 19/04/2017 | 00:30

O espírito esportivo motivou os participantes do MasterChef Brasil nesta última terça-feira. Os cozinheiros amadores tiveram que apresentar uma lasanha como prato principal, acompanhada de uma sobremesa, aos 200 convidados e atletas que preencheram as arquibancadas do ginásio Ibirapuera.

A aposta do time vencedor, liderado pelo capitão Abel, foi uma lasanha de carne com cogumelos, bechamel e molho de tomate. O prato principal, conquistou o paladar dos atletas do vôlei e demais degustadores e garantiu a permanência do time vermelho no talent show gastronômico.

Não foi uma tarefa fácil, já que o prato teve que ser apresentado no padrão da cozinha mais famosa do Brasil. 


Aprenda a fazer este cardápio, e cozinhe à altura de um MasterChef Brasil.

Lasanha de carne com cogumelos, bechamel e molho de tomate

Massa de lasanha

200 g de farinha

2 gemas

1 ovo

 

Modo de preparo

Em um bowl, misture a farinha, um ovo e duas gemas. Faça uma bolinha com a massa e coloque para descansar por 15 minutos. Abra a massa bem fina no rolo.

 

Recheio da lasanha

200 g de carne moída

½ bandeja de cogumelos

Bouquet-garni

Manteiga

Cenoura

Cebola

Alho

 

Modo de preparo

Faça um caldo com cebola, cenoura, bastante alho e bouquet-garnit. Refogue a carne moída com bastante cebola e alho. Pique os cogumelos variados - pode ser champingon-Paris e shimeji - e salteie na manteiga. Deixe-os perderem bastante água e dar uma reduzida, para concentrar o sabor.

 

Molho de tomates

500 g de tomate italiano

500 g de tomate holandês

2 vidros de azeite

2 folhas de louro

½ colher (sopa) sal

1 colher (sopa) açúcar

1 ramo de alecrim

1 ramo de tomilho

1 alho inteiro

 

Modo de preparo

Asse os tomates com várias especiarias, azeite e muito alho - o segredo do molho está no alho. O azeite tem que cobrir os tomates. Corte os alhos ao meio e coloque no meio dos tomates, com casca e tudo. Depois que assar, tire a casca e bata tudo no liquidificador. Deixe reduzir bastante com água.

 

Molho branco

100 g de manteiga

70 g de farinha

1 litro de leite

Noz moscada

Ervas finas

Pimenta

Cebola

Alho

Sal

 

Modo de preparo

Derreta a manteiga, jogue a farinha para cozinhar e fazer uma massa. Cozinhe a massa e misture com o leite pré-aquecido com cebola, alho e algumas ervas finas. Misture vigorosamente para empelotar. Coe o leite antes de jogar nessa mistura. Tempere com sal, pimenta e noz moscada a gosto.

 

Montagem

Queijo muçarela ralado

Queijo parmesão ralado

Orégano

 

Modo de preparo

Primeiro, coloque o molho de tomates por baixo. Coloque a massa, a carne moída, os cogumelos e um pouco do caldo. Coloque molho de tomates e queijo muçarela ralado - para derreter mais rápido. Coloque mais uma camada de massa. Coloque uma camada de molho branco e repita os passos. Finalize com uma camada de molho de branco com queijo parmesão ralado em cima. Ponha a massa para gratinar. Finalize com um pouco de orégano e uma colherada de molho de tomate a parte, servida ao lado da lasanha.

 

Tempo de preparo

1h30

Bom apetite!

Siga o Tudo & Todas nas redes sociais