Blog Tudo e Todas

As melhores dicas de decoração para melhorar a sua saúde mental

Comportamento por: Tudo & Todas em: 10/02/2019 | 14:00

A questão da saúde mental é superimportante e vem sendo cada vez mais comentada a cada dia que passa. Hoje em dia é fundamental tomar cuidado da saúde da mente para conseguir lidar com as responsabilidades da vida, e manter estabilidade emocional. E uma das formas de cuidar da saúde mental evitando doenças como ansiedade e depressão e até mesmo outros transtornos psicológicos mais graves é cuidando do lar. A decoração da sua casa pode ajudar a pessoa a se sentir melhor, mais alegre, e mais saudável. Veja abaixo cinco das melhores dicas para isso:

Foto: Divulgação / Tudo&todasDisposição dos objetos no ambiente pode contribuir com o bem-estar e a saúde mental
Disposição dos objetos no ambiente pode contribuir com o bem estar e a saúde mental

***

1. Organização do lar

Ter um lar organizado é uma das melhores dicas de decoração para a sua saúde mental, já que espaço físico organizado significa espaço mental também organizado. Aproveite a série do Netflix com a japonesa Marie Kondo e faça uma revolução na sua casa, deixando apenas o que lhe traz alegria e prazer.

2. Cores e Aromas

Utilizar-se das cores e dos aromas é também altamente benéfico para a saúde mental. As cores e os aromas influenciam no estado emocional das pessoas. Você pode até colocar essas duas características de acordo com as estações do ano. Na primavera dá para colocar mais cores com flores e também aromas com cheiros florais, no verão dá para colocar cores quentes como o amarelo e ainda trazer o cheiro do mar, no inverno dá para colocar tons mais claros como beige e cheiros de terra e já no outono dá para colocar tons indo do laranja ao marrom e cheiros de especiarias.

3. Plantas

As plantas são seres vivos que trazem uma energia positiva para o lar. Para quem não pode ter animal de estimação, elas são uma excelente solução. As plantas ajudam a reduzir o estresse e a ansiedade, e também fazem a sua casa muito mais harmoniosa. Uma das melhores plantas para ter em casa é o aloe vera.

4. Objetos que trazem conforto e familiaridade

Os objetos que trazem comforto e familiaridade fazem com que o ambiente tenha mais identidade e reflita sentimentos positivos. Dessa maneira, em momentos de dificuldades dá para relembrar as coisas boas da vida e se sentir melhor.

5. Feng Shui

O feng shui é uma técnica milenar e asiática que através da disposição dos objetos dentro de um ambiente traz mais equilíbrio e balanço para as energias que circulam nele, o que pode trazer resultados positivos para a saúde mental, já que traz mais 'ordem'.

Ou seja, com essas dicas o seu lar vai trabalhar ao favor do seu bem-estar e da sua qualidade de vida. Somente a ação de cuidar da sua casa e colocando essas dicas em ação já ajuda a se sentir bem. Perceba também que essas dicas são sazonais e que é preciso respeitar o ciclo da vida, mexendo sempre com a energia do lar.

Tal como você a sua casa também está em constante evolução e mudança, portanto lembre sempre que é importante cuidar dela. Se a sua casa estiver equilibrada e feliz, você também estará.

Siga o Tudo & Todas nas redes sociais