Blog Tudo e Todas

Atletas da Seleção Brasileira de Patinação falam sobre a participação no Campeonato Mundial de Novara

Patinação por: Ana Flávia Hantt em: 18/10/2016 | 14:00

O Campeonato Mundial de Patinação, realizado em Novara, na Itália, durante 10 dias, chegou ao fim. Além de uma medalha de bronze, conquistada pelo mini-grupo de show do clube Saldanha da Gama, e de outras ótimas colocações no ranking de cada modalidade, o que muitos atletas trazem na bagagem de volta ao Brasil é a experiência e a satisfação de participar de uma competição desse nível.

Foto: Divulgação / Tudo & TodasFrancys Zanon e Stella Heller
Francys Zanon e Stella Heller

Na modalidade Solo Dance, categoria sênior, as atletas Stella HellerFrancys Zanon representaram o Brasil. Stella conquistou a 11ª colocação, ficando muito próximo do top 10 da competição. "Fiquei muito contente. Ter me apresentado com alma, com atitude e tranquilidade, me deixou muito feliz", destaca. Francys, que finalizou as provas em 18º lugar, também manifestou sua satisfação com seu resultado. "Saí muito satisfeita com as coreografias que apresentei, e em termos colocação, foi a melhor em relação aos outros anos", comenta.

Francys também competiu na modalidade Livre, categoria sênior; e Stella em Figuras Obrigatórias, Mini-grupo de show (com o qual conquistou a medalha de bronze) e quarteto (Ramalama, em 6º na competição).

"Em Livre, o programa curto foi bom, girei muito bem, tive uma falha em um salto, mas em geral também fiquei muito satisfeita! Foi um ótimo campeonato para mim, fiquei muito feliz com a participação", comenta Francys.

***

Foto: Divulgação / Tudo & TodasRafaela Freitas e a dupla Bianca e Felipe estarão na Polônia em 2017
Rafaela Freitas e a dupla Bianca e Felipe estarão na Polônia em 2017

Quem competiu na modalidade Livre, categoria sênior (uma acima da sua, por idade), foi Rafaela Freitas. Conquistando a 14ª colocação, a jovem avalia que se apresentou bem, embora não tenha ficado completamente satisfeita. "No segundo dia do programa longo deixei a desejar... Mas faz parte do esporte. Estar participando de um campeonato desses é sempre prazeroso e uma conquista. Sem contar a oportunidade de ver os melhores do mundo patinarem tão de pertinho."

Com a participação no Mundial, a atleta comemora outro feito. Rafaela foi convocada para o World Games 2017, que irá ocorrer na Polônia. Esse evento ocorre apenas a cada quatro anos, e é considerado como uma Olimpíada para esportes não-olímpicos.

Quem também estará na Polônia no próximo ano é Bianca Ameixeiro. Com Felipe Werle, a atleta multi-modalidade competirá como dupla de dança, categoria sênior, e deve a convocação à participação no Mundial de Novara.

No Campeonato, Bianca competiu em diferentes modalidades: em Figuras Obrigatórias, conquistou a 11ª colocação; em Solo Dance, alcançou o top 10 com o 8º lugar no ranking; na modalidade Livre, ficou com a 11ª colocação. A atleta ainda participou do mini-grupo de show medalhista de bronze. 

Em relação às minhas apresentações, eu saí muito satisfeita da quadra, uma modalidade é totalmente diferente da outra e cada vez que eu entrava em quadra eu me sentia cada vez mais confiante, eu estava pronta. Estou muito feliz e só tenho a agradecer aos meus técnicos, sem eles nada seria possivel."

***

Foto: Divulgação / Tudo & TodasLeonardo e sua técnica Regina
Leonardo e sua técnica Regina

Estreante em Solo Dance, Leonardo Azambuja conquistou a 12ª colocação no ranking de sua modalidade. Segundo o atleta, foi muito bom ter participado do campeonato mais importante da patinação artística. "Só os melhores atletas de cada país estavam presentes competindo. Realmente foi muito gratificante poder ver atletas que sigo como modelo, patinando ao vivo", destaca. 

Leonardo lembra ainda a receptividade dos italianos. "A cidade toda estava vivendo o evento. As vitrines das lojas eram todas decoradas com patins ou artigos de patinação. Cartazes vestiam a cidade nos locais mais inusitados, era lindo sair na rua e ver que todos estavam vivendo aquele evento, nos sentíamos muito valorizados", recorda.

***

Foto: Divulgação / Tudo & TodasO quarteto que apresentou Brazillian Heart
O quarteto que apresentou Brazillian Heart

Veterana em competições internacionais, Talitha Haas fala sobre a participação do quarteto da Sociedade Ginástica Novo Hamburgo (Brazillian Heart), que conquistou a nova colocação no ranking da modalidade. Juntamente com as atletas Nayara Simões, Nicole Goi e Marcelle Guimarães, a patinadora diz que ficou muito satisfeita com a participação no campeonato. Elas, que são estreantes na modalidade, disseram que puderem aprender bastante, e que a intenção é evoluir para o próximo ano. "Foi a nossa melhor apresentação do ano e conseguimos colocar em pista tudo o que treinamos", destaca.

Siga o Tudo & Todas nas redes sociais