Blog Tudo e Todas

Brasília se prepara para ser a sede do Campeonato Brasileiro de Patinação 2017

Patinação por: Ana Flávia Hantt em: 27/01/2017 | 15:30

O Campeonato Brasileiro de Patinação Artística 2017 já tem data e local para acontecer: entre os dias 28 de abril e 5 de maio, será realizado em Brasília, no Distrito Federal. No mesmo período, ocorre também o Torneio Nacional - 1ª fase e Show Internacional.

Foto: Ana Flávia Hantt / Tudo & TodasHá exemplo de 2016, quando ocorreu no Rio Grande do Sul, a edição de 2017 deve contar com a presença de clubes de todo o Brasil
Há exemplo de 2016, quando ocorreu no Rio Grande do Sul, a edição de 2017 deve contar com a presença de clubes de todo o Brasil

Os responsáveis pela organização dessa edição serão a Federação Brasiliense de Hóquei e Patinação (Febrahpa), e também o Iate Clube de Brasília. Segundo a vice-presidente de Comunicação da Febrahpa, Luciana Barcelos, desde o ano passado a instituição já manifestava interesse em sediar a competição, sendo que neste ano, durante a Assembleia Geral Ordinária entre federações, a expectativa se confirmou.

Atualmente, os organizadores já trabalham nos primeiros preparativos, como definição de local, operacionalização de serviços básicos (segurança, limpeza, saúde, etc), divulgação em mídias locais, definição de identidade visual e a busca de patrocínio e apoio, tanto da Secretaria de Esportes, como de algumas empresas locais, hotéis e restaurantes. Luciana destaca, ainda, o apoio da Confederação Brasileira de Hóquei e Patinação (CBHP) para a realização do evento.

A troca de experiência que se tem em campeonatos é fundamental para o crescimento do atleta, por isso a nossa expectativa é realizar um campeonato que possa promover a integração entre as equipes e clubes, divulgando cada vez mais o esporte, juntando em um mesmo lugar atletas mais experientes e atletas iniciantes. E, é claro, mostrar para todos um belíssimo espetáculo sobre rodas.

>> Para mais informações sobre o Campeonato Brasileiro e Torneio Nacional, acesse a página da programação do evento aqui.

***

O Campeonato Brasileiro e o Torneio Nacional integram o calendário oficial divulgado pela Confederação Brasileira de Hóquei e Patinação (CBHP), o qual integra, ainda:

- 05 a 12/08 - Torneio Nacional - 2ª Fase e Show Nacional
Local: Estado de Santa Catarina

- 12 a 17/10 - Congresso Técnico 2017, Torneio Aspirantes e Open Brasil Modalidade Livre
Local: Estado de São Paulo

Entre os eventos esportivos mais importantes do ano, destacam-se também as competições internacionais:

- 16 a 27/06 - Campeonato Sul-Americano - Argentina

- 29/08 a 10/9 - Campeonato Mundial - Roller Games - Nanjing, China

Foto: Divulgação / Tudo & TodasEm 2016, o Brasil foi a sede do Pan-americano
Em 2016, o Brasil foi a sede do Pan-americano

Segundo o vice-presidente de patinação artística da CBHP, Flavio Moreira, em função da situação econômica que ainda está presente no país, o objetivo é repetir a participação, em número de atletas, de 2016. No entanto, a expectativa é expandir o número de inscritos:

Para isto, já divulgamos a programação do primeiro evento, de modo que o atleta pode se planejar ao adquirir passagens e hospedagem com desconto, bem como saber exatamente quais os dias que serão suas provas." 

Além disto, Flavio lembra que o Campeonato Brasileiro compreende um período de feriado, o que diminuiu o número de eventuais aulas perdidas por patinadores na escola. Como os atletas em idade escolar têm o desafio de recuperar eventuais aulas perdidas, a confederação costuma se manter atenta ao fato, para minimizar ao máximo qualquer prejuízo.

Porém, a disciplina para o treinamento esportivo também reflete na vida do atleta, sendo que temos muitos relatos que os patinadores são bons alunos, acostumados a superar adversidades, buscando a excelência também na vida escolar", completa Flavio.

 

Siga o Tudo & Todas nas redes sociais