Blog Tudo e Todas

Carreira: as possibilidades para trabalhar com moda

Comportamento por: Camila Becker em: 12/08/2017 | 11:00

Quando me graduei no curso de Moda pela Universidade de Caxias do Sul, em 2010, nem imaginava o mundo de possibilidades de trabalho com as quais teria a chance de lidar.

Foto: Arquivo Pessoal / Tudo & TodasGraduação em Moda abriu um leque de oportunidades profissionais
Graduação em Moda abriu um leque de oportunidades profissionais

Enquanto trabalhava como designer de calçados na marca Tanara, na empresa Dakota, tive a oportunidade de conhecer de maneira aprofundada como o processo criativo funciona. Além de criar e desenvolver produtos, me identifiquei muito com a área de Cool Hunting e pesquisa de tendências. Nelas analisamos vários fatores antropológicos e macrotendências de consumo mundial, observamos como a sociedade está se movimentando, o que os influenciadores estão fazendo, o que as passarelas estão mostrando. Também procuramos entender quem é o consumidor do futuro, em que ele se interessa e como e onde ele compra. A partir destas análises conseguimos prever e entender o comportamento de consumo, ou seja, o que as pessoas desejarão nas próximas estações.

Além de anteciparmos em meses ou anos o que vai acontecer no mercado, também acompanhamos em tempo real a evolução das tendências. Um exemplo de como as tendências funcionam: Se analisarmos o medo da violência e dos ataques terroristas, conseguimos compreender porque hoje as pessoas estão permanecendo mais em suas casas. Logo, serviços como Netflix surgem obedecendo a estas novas necessidades. As pessoas passam a comprar muito mais pela internet e velhos hábitos como cozinhar para os amigos ao invés de sair para restaurantes se tornam momentos especiais. E, claro, tudo isso é refletido na moda.

Foto: Arquivo Pessoal / Tudo & TodasPesquisas antropológicas ajudam a definir o que será tendências nos próximos meses e anos
Pesquisas antropológicas ajudam a definir o que será tendências nos próximos meses e anos - Screen shot: Bureau de Tendências

Hoje o conforto fala mais alto que o glamour. Peças com modelagens mais soltas, como a calça clochard e a calça pijama, um moletonzinho cropped ou uma jaqueta bomber são peças que ganharam as ruas, mas nos trazem a sensação de conforto e segurança que temos quando estamos em casa assistindo a uma boa série.

A alta conectividade que vivemos hoje nos possibilita trabalhar à distancia em inúmeros segmentos. Há algum tempo trabalhei como personal stylist para um jogador de futebol brasileiro que vivia na Europa. Grande parte do trabalho era feito de forma remota, avaliando o perfil do cliente e traçando um projeto de acordo com sua personalidade. Muito estudo era envolvido. Encontramos-nos somente algumas vezes para conhecer e organizar o guarda-roupa e sugerir combinações entre as peças existentes. Também o levava para comprar em determinadas lojas, levando em conta seu estilo e personalidade.

Hoje trabalho como pesquisadora de tendências para marcas e colaboro na criação e desenvolvimento de coleções. Tenho um Instagram onde posto tendências que estão surgindo ou já acontecendo no mundo, o @bureaudetendencias e assessoro varejistas na compra das próximas coleções.

>> Você já está sabendo quem são os colaboradores que, a partir de agora, partilham histórias e opiniões aqui no T&T? Acesse essa lista completa, e saiba quem você encontrará por aqui.

Siga o Tudo & Todas nas redes sociais