Blog Tudo e Todas

O céu é o limite: Laís Pinho é inspiração para mulheres balonistas

Esportes por: Taiane Kussler em: 04/09/2018 | 19:00

Antes mesmo de tirar a habilitação para dirigir, Laís Lummertz Pinho, 25 anos, teve a iniciativa de tirar o brevê para pilotar. Aos 18 anos, a jovem já estava decidida que seria balonista, ao dedicar parte da sua vida pelos 'ares'.

Natural de Torres, Laís teve o primeiro contato com o esporte desde a infância, ao acompanhar o pai, Reni Pinho, que sempre esteve envolvido com a prática do balonismo. A cidade é uma referência em todo o país ao ser sede do maior evento de Balonismo da América Latina.  "Ao acompanhar os eventos fui despertando a cada dia o interesse pelo esporte ao estar mais próxima dos pilotos."

Foto: Vana Rodrigues / Tudo & TodasLaís pretende fazer deste hobby, uma profissão
Laís  está cada vez mais inserida no meio, em busca de patrocinadores para a realização de novos projetos

***

Em 2003, Laís passou por um dos momentos mais importantes, quando ela teve a primeira oportunidade de voar de balão como passageira, ao ganhar de presente o primeiro voo.

Foi uma sensação indescritível, é algo mágico e encantador

Assim que se formou como piloto, em 2011, ao receber a certificação para pilotar balão, Laís começou a participar com frequência de eventos e Festivais de Balonismo. Segundo a balonista, cada voo é um voo, cada experiência é única. Laís afirma que é preciso ter muita atenção quando está no comando, porque o balão é como se fosse 'um organismo vivo', e tem o tempo de resposta. "Antes de decolar eu me certifico para que tudo esteja dentro das normas de segurança."

Desde 2012 participo do Festival de Balonismo de Torres e este ano, tirei a segunda colocação na categoria feminina, no 31º Campeonato Brasileiro de Balonismo, em Casa Branca, em São Paulo

De acordo com a piloto, um dos maiores desafios para as mulheres, ao comandar o balão está relacionado a força física.

Foto: Punho em Fotos / Tudo & Todas
"Pilotar um balão sozinha traz uma sensação de plenitude e poder muito grande", afirma a balonista

Por trás de todo o estudo, conhecimento e técnicas de funcionamento de um balão, há também o envolvimento da força para manipulá-lo, e isso faz com que muitas mulheres fiquem desestimuladas para praticar o esporte '

Apesar das dificuldades, Laís procura estimular o público feminino a praticar o esporte ao fazer as mulheres acreditarem que são capazes de vencer qualquer desafio.

Voar é incrível, sinto uma sensação de liberdade e paz quando estou comandando um balão. É uma alegria que inunda o corpo e a alma. Quando eu estou lá em cima acompanhada de outras pessoas, a gente curte o visual e a paisagem, mas quando estou sozinha tenho uma sensação de poder e plenitude.

Apesar da grande maioria dos pilotos serem compostos por homens, há um grande incentivo por parte dos organizadores dos eventos ao inserir as mulheres na prática desta modalidade. A balonista confessa que nunca sofreu nenhum preconceito, pelo contrário, ela é fonte de inspiração para muitas mulheres e sempre foi tratada com respeito e admiração.

Recentemente fui convidada a participar de um evento em São Paulo por ser uma mulher balonista. Este ano também recebi o convite para o Mundial Feminino na Polônia, não consegui estar presente mas, mesmo assim, foi gratificante ser lembrada desta forma.

A prática de balonismo começou como um hobby e atualmente é uma profissão. A piloto trabalha em uma fábrica de balão e sempre busca diferentes formas para se inserir na área, ao fazer com que o balonismo esteja cada vez mais presente em seu dia a dia.

Cada vez mais estou inserida no meio em busca de patrocinadores para a realização de novos projetos

A balonista se prepara para participar da 2ª edição do Festival de Balonismo, em Venâncio Aires, que ocorre de 6 a 9 de setembro. "No campeonato é um momento que a gente arrisca mais e vai além dos limites. Com cuidado, técnica e sabodoria eu tento me superar a cada evento, ao fazer manobras diferenciadas para conseguir atingir as melhores marcas."

Siga o Tudo & Todas nas redes sociais