Blog Tudo e Todas

Coletores menstruais são alternativas seguras e higiênicas

Saúde por: Taiane Kussler em: 20/02/2019 | 19:00

Uma opção que deixará as mulheres mais livres, seguras e confortáveis para realizar as atividades do dia a dia já chegou ao mercado: os coletores menstruais. Uma alternativa para quem não é adepta ao método convencional do uso de absorventes. Os coletores surgiram para amenizar o desconforto físico que são frequentes durante 'aqueles dias'. 

Foto: Divulgação / Tudo&TodasTamanho dos coletores variam de acordo com a intensidade do fluxo
Tamanho dos coletores variam de acordo com a intensidade do fluxo

As opções mais comuns são os coletores e copinhos, porém há também os modelos de shorts, calcinhas e maiôs. 'Os maiôs são uma alternativa para quem quer curtir a praia ou piscina mas depende da facilidade de adaptação de cada uma', afirma a ginecologista Nadiane Albuquerque Lemos.

De acordo com Nadiane, os coletores menstruais trazem vários benefícios às mulheres. 'Facilidade de adaptação, reconhecimento da quantidade de fluxo, custo e durabilidade são algumas das vantagens', afirma. A profissional acrescenta que não há nenhuma contraindicação quanto ao uso, exceto quanto a adaptação e manifestações alérgicas em razão da composição - maioria dos coletores é de silicone. Ela acrescenta que, o uso contínuo dos coletores menstruais não contribui com o surgimento de doenças.

Foto: Divulgação / Tudo&TodasO coletor menstrual pode ser utilizado de 6 a 12 horas
O coletor menstrual pode ser utilizado, de forma contínua, de 6 a 12 horas por dia

Dúvidas quanto ao uso de coletores

O uso de coletores 'copinho' é um método seguro e prático. 'Geralmente, os coletores podem ser utilizados de forma contínua,  6 a 12 horas ao dia, mas depende da intensidade do fluxo', considera. Os 'copinhos' devem ser higienizados após o uso. 'A orientação é lavar o coletor de duas a três vezes ao dia com água e sabão neutro', salienta.

 

Foto: Divulgação / Tudo&TodasGinecologista afirma que não há contraindicação quanto ao uso
Ginecologista  afirma que não há contraindicação quanto ao uso dos coletores

 

Os coletores menstruais são indicados para mulheres que tem fluxo normal e intenso, eles são comercializados em diferentes tamanhos, que variam de acordo com o fluxo menstrual. Algumas marcas, descrevem no rótulo da embalagem a indicação do produto. Dependendo da intensidade do fluxo, o tempo de troca também altera.'

 

Siga o Tudo & Todas nas redes sociais