Blog Tudo e Todas

Com Amor, Janis Joplin

Literatura por: Débora Kist em: 12/07/2018 | 08:00

Foto: Reprodução / Internet

Não foi apenas uma carreira curta. Janis Joplin teve uma vida breve. Mas em 27 anos ela fez muito para o mundo da música e até hoje é uma referência, principalmente para os amantes do rock and roll. Por isso, já que nesta sexta, 13, é comemorado o Dia do Rock, nossa sugestão literária é ' Com Amor, Janis', livro escrito por Laura Joplin, irmã da cantora, e publicado no Brasil em 2007.

Abaixo, um breve resumo da história de Janis Joplin.

Em 19 de janeiro de 1943, nascia Janis Lyn Joplin, no Texas, Estados Unidos. Ela cresceu ouvindo blues e cantando no coro local. Concluiu o curso secundário em 1960 e foi para a Universidade do Texas, a cidade de Austin, onde começou a cantar blues e folk com os amigos. Janis Joplin, como ficou conhecida, tinha uma voz marcante, elogiada pela crítica.

Conquistou participação no grupo Big Brother and The Holding Company, que se destacava entre a nascente comunidade hippie. Ao sair dessa banda, Janis formou o Kozmic Blues Band, que a acompanhou em I Got Dem Ol'l Kozmic Blues Again Mama! (1969). O grupo se separou, e Joplin formou então o Full Tilt Boogie Band.

O resultado foi o álbum Pearl (1971), lançado após sua morte, e que teve como destaque a música Me and Bobby McGee e Mercedez-Benz. Janis morreu de overdose de heroína em 4 de outubro de 1970, em Los Angeles, Califórnia, com apenas 27 anos.

Siga o Tudo & Todas nas redes sociais