Blog Tudo e Todas

Como inovar na decoração da casa para o Natal

De casa por: em: 25/11/2016 | 20:00

Para muitos, o Natal é a melhor parte do ano. É aquela época que reserva reuniões em família, almoços e jantares com muitas receitas gostosas, presentes para quem se ama e ambientes lindos, criativos e que exibem o espírito natalino da melhor maneira.

Para inovar na decoração de Natal e transformar os cômodos da casa no local perfeito para aproveitar a data, nada melhor do que investir na criatividade, certo? Por isso, vale conferir algumas dicas e se inspirar!

Foto: Arquivo Pessoal / Tudo & TodasA árvore pode ser inspiração para quem deseja uma decoração diferente e super moderna
A árvore pode ser inspiração para quem deseja uma decoração diferente e super moderna

Conforme explica a arquiteta Melise de Almeida, de forma geral, a decoração natalina e a ornamentação, que se fazem presentes nas casas no mês de dezembro, fica por conta, normalmente, da árvore decorada, da guirlanda e das peças artesanais, as quais dão mais personalidade, cor e vida aos ambientes.

No entanto, não é preciso investir muito financeiramente para elaborar uma decoração natalina bonita e diferenciada. Para confeccionar os ornamentação, por exemplo, Melise explica que basta aliar a criatividade ao bom gosto, além de escolher os materiais certos. A arquiteta ressalta que reaproveitar enfeites de anos anteriores também é uma ótima alternativa para quem deseja economizar.

'Mudar a árvore e os enfeites de lugar já sai do óbvio de Natais passados', indica.

Além disso, as cores natalinas também chamam a atenção e fazem toda a diferença na decoração. De acordo com Melise, as tonalidades mais populares nessa época do ano ficam entre o verde, o vermelho e o dourado. 'Optar por uma decoração monocromática também é uma opção para quem quer dar uma nova cara ao Natal', revela a profissional.

Um exemplo de decoração criativa e inovadora é a que foi feita por Melise e seus colegas, também arquitetos, em seu local de trabalho. 'Criamos uma nova árvore de Natal, utilizando madeiras reaproveitadas e cordas', explica. 'Para enfeitá-la, utilizamos laços, luzinhas e as tradicionais bolinhas de Natal'.

Para a profissional, independente da decoração, o importante mesmo é sempre manter o espírito natalino aceso dentro de cada um. 'Essa é a época de dar, receber, perdoar e amar', frisa Melise.

>> Um jeito diferente de decorar

Foto: Divulgação / InternetNem sempre é preciso pintar a parede; um papel de parede temático faz toda a diferença
Nem sempre é preciso pintar a parede; um papel de parede temático faz toda a diferença

Outra forma de inovar na decoração natalina é através das cores. Uma parede de outra cor ou um móvel colorido já é suficiente para dar outra cara ao ambiente.

Profissional do segmento, Lorena Umann ressalta que as pessoas tendem a repintar a casa nessa época do ano, mas que nem sempre é necessário pintar todas as paredes. 'Aliás, a colocação de papel de parede em uma delas já muda completamente o visual do cômodo', afirma.

Além disso, Lorena revela que as cores que lembram as festas de final de ano, principalmente o Natal, como o vermelho, o dourado e o verde, são muito usadas na forma de spray para trabalhos artesanais e adornos para enfeitar a cada nessa época do ano.

'Uma pintura com qualidade valoriza o imóvel, deixa as superfícies mais limpas e é agradável aos olhos', acrescenta ela.

Siga o Tudo & Todas nas redes sociais