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Conheça alternativas para substituir o açúcar refinado

Saúde por: Rosana Wessling em: 23/04/2019 | 20:00

Um dos principais ingredientes de muitas receitas, o açúcar é considerado vilão em muitas dietas. A nutricionista Cláudia Aline da Silva, 25 anos, acredita que o açúcar é muito consumido por 'viciar' o paladar. 'Hoje, você coloca uma colher de açúcar no seu café, amanhã, já não será mais o suficiente.'

A profissional explica que o açúcar refinado é o que apresenta menos benefícios, pois tem menos vitaminas e minerais, mais aditivos químicos e é rico em calorias. O mais indicado, conforme Cláudia, é o mascavo. 'Para quem não tem algum tipo de restrição, como diabetes, recomendo o mascavo, mas qualquer açúcar deve ser consumido moderadamente', observa.

Foto: Arquivo pessoal / DivulgaçãoNutricionista recomenda ir reduzindo gradativamente o consumo de açúcar
Cláudia explica que o cérebro vicia com o açúcar

Dicas:
- Em receitas, bolos por exemplo, a nutricionista recomenda substituir o açúcar por frutas secas como damasco, ameixa preta, ou até bananas maduras.

- Em chás, café e sucos, o ideal é ir reduzindo as colheres de açúcar gradativamente até conseguir chegar à estaca zero.

- Outra dica preciosa é evitar o consumo de alimentos industrializados como bolachas, refrigerantes e sucos em caixa. 'É importante fazer seu alimento em casa, as receitas caseiras. Só assim você poderá ter certeza do que está colocando na receita e o que vai comer', ensina Cláudia.

CONHECENDO RÓTULOS

A nutricionista aconselha que o ideal é aprender a conhecer melhor o produto que se adquire 'É importantíssimo conhecer os rótulos, aquelas letrinhas miúdas. Sempre é bom prestar atenção nos quatro primeiros ingredientes do rótulo, esses são os que mais estão presentes no produto. Se for bolacha integral, o primeiro ingrediente precisa ser a farinha integral não a tradicional, a branca. É bom estar sempre atento.'

Cláudia também comenta que a indústria criou vários outros nomes para substituir o termo açúcar. 'São nomenclaturas para dificultar nossa rotina, mas mesmo assim, precisamos conhecer esses termos e saber o que estamos consumindo.'

Conheça alguns tipos de açúcar

- Refinado: o açúcar branco (tradicional).

- Demerara: Um açúcar menos processado com coloração marrom clara. Seu processo de refinamento leve não recebe aditivos químicos, por isso ele mantém a maior parte dos nutrientes. Só perde em benefícios para o mascavo.

- Mascavo: É um tipo de açúcar mais puro, que passa por menos etapas de filtração e centrifugação. Por isso, mantém a cor mais escura. Em relação ao sabor, o açúcar mascavo assemelha-se ao caldo de cana. Seu tom escuro altera a cor das preparações. Ele pode ser usado como açúcar de mesa ou no preparo de doces como bolos e biscoitos.

- Ligth:O sabor é bem parecido com o do açúcar comum, porém, contêm bastante calorias.

- Stevia: É um adoçante 100% natural, extraído da planta medicinal 'Stevia rebaudiana Bertoni', originária da fronteira do Brasil com o Paraguai. É o único adoçante de origem vegetal produzido em escala industrial.

- Artificiais: Os adoçantes artificiais têm uma capacidade adoçante bem maior que o açúcar comum. Mas nem por isso são indicados para consumir livremente. Eles também possuem o poder de 'viciar'.

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