Blog Tudo e Todas

Conheça os benefícios do gengibre

Saúde por: Ana Carolina Becker em: 13/11/2018 | 17:20

A cada dia, o gengibre torna-se ainda mais queridinho. Afinal, ele pode ser encontrado de diferentes formas e com diversos benefícios. De acordo com a nutricionista, Bruna Johann, ele pode ser utilizado para problemas estomacais, reduzindo sensações de enjoos, gases, indigestão e afins. 'Sua raiz é muito utilizada no tratamento de mau hálito. E sua função anti-inflamatória auxilia na redução de dores causadas por atrites, dores musculares, tosse, asma, bronquite', explica.

Foto: Divulgação / Tudo&TodasGengibre pode ser utilizado no tempero de alimentos
Gengibre pode ser utilizado no tempero de alimentos

Além disso, ele vem sendo aparecendo com frequência em novos hábitos alimentares e dietas, podendo ser utilizado como tempero em alimentos, proporcionando aromas e sabores substitutos ao sal, por exemplo.

Quando utilizado como chás, em água, atua como diurético auxiliando na eliminação de toxinas

De acordo com Bruna, o uso de gengibre na rotina alimentar diária auxilia no emagrecimento pelo fato de ser um alimento termogênico. 'Isso ocorre porque tudo que o nosso corpo realiza diariamente consome energia, principalmente o processo de digestão dos alimentos. Quanto mais energia o corpo utilizar para digestão de determinado alimento, maior será o benefício proporcionado', salienta.

Caso você mantenha uma alimentação equilibrada, livre de açúcares e gorduras, o uso de alimentos como o gengibre, de acordo com Bruna, podem favorecer o processo de queima de gordura, no gasto energético da digestão. 'Importante entender que não é um caso isolado que irá promover o emagrecimento, mas sim um conjunto de atitudes equilibradas', enfatiza.

Forma de consumo:
- Chás / água saborizada / sucos - pode ser utilizado diretamente pedaços frescos
- Em pratos doces quanto salgados - na forma de pó, fresco, desidratado
- Pedaços - pode ser utilizado para mastigação.

GELO DE GENGIBRE

Ingredientes:
500 ml de água
50 g de gengibre fresco

MODO DE PREPARO:
Bata no liquidificador a água e o gengibre e coe
Coloque em forminhas de gelo e deixe por aproximadamente 3 horas congelar
Desenforme e utilize imediatamente

Rendimento: 25 porções

-O gengibre ajuda mesmo a acelerar o metabolismo ou é mito?

Sim. Sua ação termogênica ocorre devido a substâncias nele contido que elevam a temperatura corporal. Com isso, o organismo gasta mais energia para manter o corpo em temperatura normal/ideal, ocasionando maior queima de gordura.

 Se liga:

-O gengibre é uma planta herbácea originária da Ásia, de onde se difundiu pelas regiões tropicais do mundo. 

-Podendo ser utilizado tanto na culinária quanto na medicina, com sua ação bactericida, é desintoxicante e auxilia no funcionamento do sistema digestivo, respiratório e circulatório. 

-Pode ser encontrado em mercados, casas de especiarias na forma de raízes, pó, desidratados ou cristalizados.

Siga o Tudo & Todas nas redes sociais