Conheça os sintomas da Leishmaniose, doença contraída pela ex-atleta Maurren Maggi, após reality show

Saúde por: Taiane Kussler em: 04/01/2018 | 18:00

Assim que recebeu o diagnóstico de que havia contraído a doença Leishmaniose em reality show, a ex-atleta de salto em distância Maurren Maggi comunicou aos seus seguidores do Instagram sobre o seu estado de saúde. Ela contraiu a doença no programa, 'Exhatlon Brasil', da Band, que foi foi gravado na República Dominicana, em 2017. Apesar do ocorrido, a ex-atleta não se arrepende de ter participado do reality e assim que passar o período de repouso, vai conversar com a mídia sobre a experiência que viveu no confinamento. O reality show terminou no dia 15 de dezembro e o participante Marcel foi o grande campeão da temporada.

 

***

Maurren ainda está passando por um acompanhamento médico, mas considera que já se sente melhor desde o início do tratamento. A ex-atleta ainda desconhece a doença e está passando por uma bateria de exames depois que passou a sentir fortes dores na perna. Ela está em repouso e está sendo medicada, em processo de recuperação.

O que é Leishmaniose

De acordo com o site Minuto Saudável, a doença crônica é causada por parasitas. A Leishmaniose não é contagiosa e tem cura. Ela pode apresentar-se de diferentes formas  entre elas, 'Calazar', do tipo visceral e 'Úlcera de Bauru', uma forma tegumentar americana. Os parasitas que podem atingir o ser humano estão divididos em aproximadamente 30 espécies patogênicas. A doença manifesta-se na pele ou de forma visceral, tanto no ser humano quanto nos animais domésticos, no Brasil a doença infecta principalmente o cão, a raposa e alguns animais silvestres, os quais tornam-se reservatórios da Leishmaniose.

Quais são as causas da doença?

É causada por parasitas, protozoários conhecidos por 'Leishmania', que invadem e se reproduzem dentro das células que fazem parte do sistema imunológico (macrófagos). Esta doença pode se manifestar de duas formas: visceral ou cutânea. A leishmaniose tegumentar ou cutânea é caracterizada por lesões na pele, enquanto a visceral ou calazar é sistêmica, afetando vários órgãos.

O período de incubação do protozoário vai da picadura do inseto até o surgimento dos sintomas, tal que varia de acordo com a forma clínica da doença (dias a meses).

Principais sintomas da doença

- Febre prolongada.

- Úlceras escuras na pele.

- Aumento do baço (esplenomegalia).

- Aumento do fígado (hepatomegalia).

- Leucopenia. 

- Anemia.

- Tosse.

- Dor abdominal.

- Diarreia.

- Perda de peso.

Siga o Tudo & Todas nas redes sociais