Blog Tudo e Todas

Copa Santos 2016 e Torneio Nacional terá a presença de 22 clubes do Brasil

Patinação por: Ana Flávia Hantt em: 23/07/2016 | 10:00

Cerca de 170 atletas de 22 clubes do Brasil, representando os estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro, irão encarar um grande desafio a partir deste fim de semana: participar da Copa Santos e do Torneio Nacional II, eventos que ocorrem em conjunto, entre 24 e 30 de julho, em Santos (SP).

O evento esportivo também será marcado por um curso de formação para novos juízes, o qual conta com 26 inscritos.

Segundo o vice-presidente de patinação da Confederação Brasileira de Hóquei e Patinação (CBHP), Flávio Moreira, no curso, será abordado o novo sistema de julgamento e pontuação, a qual deve ser a maior mudança da Patinação Artística sobre Rodas. Assim, os critérios irão equiparar-se à patinação no gelo, onde se pontua elemento por elemento.

O evento também será um laboratório onde avaliaremos a possibilidade de câmbio do Torneio Nacional para a regra Pan-Americana e Sul-americana da Classe Promocional, alinhando o Brasil com o resto do continente nas classes iniciais e intermediário."

Também, deve ser adotada uma única divisão de idades para todas as classes, de aspirantes até internacional, simplificando a linha de desenvolvimento que o atleta deve seguir, com vistas a um planejamento esportivo de longo prazo.

Resumidamente, a divisão pode ser determinada por Básica, Intermediária, Avançada e Internacional, nas categorias:
- Pré-Mini-Infantil
- Mini-Infantil
- Infantil
- Cadete
- Juvenil
- Júnior
- Sênior

Segundo Flávio, os participantes que forem aprovados no teste, já irão atuar na Copa Santos e Torneio Nacional, sob supervisão do diretor arbitral.

Para conferir toda a programação da Copa Santos e Torneio Nacional II, basta clicar aqui.

Siga o Tudo & Todas nas redes sociais