Blog Tudo e Todas

Cuidados importantes que você precisa ter ao depilar as pernas com lâmina

Moda & Beleza por: Tudo & Todas em: 10/01/2017 | 14:00

Com as temperaturas na altura, é hora de deixar as pernas à mostra. Se o seu método escolhido para se livrar dos pelos for a depilação com lâmina, saiba que você precisa ficar atenta a alguns cuidados básicos antes, durante e depois da depilação, veja só:

Antes da depilação com lâmina:

> Esfoliação no banho: faça uma rápida esfoliação nas pernas durante o banho. Isso abre os poros e remove as células mortas, abrindo passagem para os pelos, evitando que a depilação cause algum trauma na pele.

> Faça a depilação depois do banho: Deixe para usar a lâmina depois do banho, já que os poros estarão mais dilatados e os pelos mais macios, facilitando a depilação.

> A escolha da lâmina: o ideal é optar por giletes com mais lâminas, pois elas usam menos pressão no ato da depilação. As lâminas descartáveis devem ser usadas apenas uma vez, como o próprio nome diz. Os produtos mais caros são mais eficientes e acabam durando mais tempo.

Durante a depilação com lâmina:

> O emoliente correto: evite usar sabonete para 'facilitar' a depilação. Opte por cremes próprios para barbear, creme hidratante ou condicionador, que facilitam o procedimento.

> Lâmina exclusiva: não compartilhe com ninguém sua lâmina. Cada produto tem indicações específicas, além de você evitar a troca de bactérias, principalmente aquelas que causam bolinhas na pele. O ambiente úmido e quente do box e do banheiro é perfeito para fazer com que a gilete vire uma colônia de bactérias que causam a foliculite.

> Evite o ato repetitivo ou excessivo: qualquer tipo de depilação já é uma forma de agressão à pele e à raiz do pelo. Usar a lâmina várias vezes no mesmo local, ou muitas vezes por semana, também gera atrito excessivo e pode causar irritação, vermelhidão, coceira e os indesejados pelos encravados.

> Passe a gilete no sentido errado: nunca faça uma depilação com lâmina a seco e, a partir de agora, use a lâmina em direção ao o crescimento do pelo, para cortar os pelos de forma mais suave, sem traumas e reduzir a chance de encravar o fio.

Depois da depilação com lâmina:

> Limpe a gilete: depois de utilizar o aparelho, o correto é passar álcool na lâmina e enxaguar com água quente ou morna. O tempo médio de uso dos aparelhos que não são descartáveis é de cinco a sete depilações.

> Guarde a gilete no armário do seu quarto: depois de limpar o aparelho, opte por deixá-lo em um local livre de umidade, o que vai deixar as lâminas livres de bactérias.

> Cuide do local: Não esfregue a toalha após o banho e use hidratante - de preferência, aqueles livres de álcool e fragrância. Pomadas para assaduras também são válidas para manter a pele hidratada. Não use roupas justas no local depilado.

> Não vá no mar logo depois da depilação: o ideal é esperar dois dias após a depilação para entrar no mar. O sal em contato com os poros provoca ardência e reações na pele que podem colocar tudo a perder. E ainda, nada de sol em excesso.

 

Siga o Tudo & Todas nas redes sociais