Blog Tudo e Todas

Dia do Sorvete: Brasileiro consome cerca de 5 litros dessa guloseima ao ano

Gastronomia por: Ana Flávia Hantt em: 23/09/2017 | 15:00

Se você, leitor, precisa de uma boa desculpa para consumir uma deliciosa guloseima, não se preocupe: hoje é a data certa. Criado para comemorar a chegada da temporada de calor, o Dia do Sorvete é um convite para experimentar um novo sabor ou inventar uma receita.

Segundo dados da Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes (Abis), em 2016, o Brasil consumiu pouco mais de 1 bilhão de litros de sorvete, a maior parte, do tipo 'massa', aquele encontrado nos supermercados ou em buffets de empresas especializadas. A segunda maior produção é a de picolés. Ainda segundo a instituição, cada brasileiro foi responsável por consumir, em média, 4,8 litros de sorvete no ano passado.

Foto: Divulgação / Tudo & TodasSorvete do tipo
Sorvete do tipo 'massa' é o mais fabricado

Proprietária da Urso Branco, Diana Alves comenta que a empresa atende cerca de dez municípios da região, onde possuem pontos de venda como supermercados, lancherias e outros. Com fábrica localizada em Mato Leitão, a empresa recebe a visita de clientes diretos que buscam o doce gelado tanto para consumo doméstico, quando para festas e eventos. 'Entre os sabores mais vendidos está o cassata, com flocos, leite condensado e chocolate; o napolitano e o sensação, com iogurte e morango. Flocos e brigadeiro também vendem muito bem', comenta.

Na Sorveteria Kaskita, além do sorvete expresso ou os sabores oferecidos no buffet, a aposta é por sobremesas elaboradas, que tragam também outros ingredientes. Segundo o empresário Volnei Vian, no último ano houve um aumento pela procura de taças tradicionais, como banana split, colegial (com chantilly, cereja, biscoito e confeitos), sunday, saladas de frutas e petit gateau (bolinho de chocolate com calda), todos com o sorvete como item principal ou acompanhamento. 'Diferente do buffet, onde a própria pessoa escolhe o que deseja, nas taças, a combinação é profissional, então sabemos quais sabores e caldas combinam bem entre si', explica Volnei. Ele lembra ainda que as taças, por sua beleza, também são um convite para fotos e postagens nas redes sociais.

Além dos itens disponibilizados pelas empresas especializadas, aqueles que gostam de cozinhar também podem testar novas combinações com base no sorvete, como a receita publicada nesta página. Inspire-se e bom apetite!

Foto: Paulo Cuenca/I could kill for dessert/Divulgação / Tudo & Todasxxx
Que tal preparar essa belezinha?

Bolo de sorvete com brigadeiro

Modo de fazer por camadas:

1ª) Uma camada de brownie
- Na batedeira, bate ¼ (xic.) de açúcar com 3/4 (xic.) de manteiga derretida
- Acrescente 2 ovos, 2 colheres (chá) de essência de baunilha e 220 gramas de chocolate picado e derretido
- Misture 1/4 (xic) de cacau em pó, 3/4 (xic.) de farinha, 1 colher (chá) de sal e 1 colher (chá de fermento)
- Despeje a massa em forma untada e leve ao forno (180º) por 20 minutos

2ª) Brigadeiro
- Leve ao fogo 1 lata de leite condensado e 5 colheres de chocolate em pó
- Mexa por dois minutos após levantar fervura

3ª) Sorvete
- Sabor de sua preferência

4ª) Ganache para cobertura
- Derreta 170 gramas de chocolate meio-amargo e misture um creme de leite

Siga o Tudo & Todas nas redes sociais