Blog Tudo e Todas

Dica de chef: Brownie de ovo de páscoa

Gastronomia por: Daniel Heck em: 01/04/2018 | 15:00

O que fazer com o chocolate que sobrou da Páscoa? Existem várias maneiras para reutilizar o que sobrou dos ovos de Páscoa, e cada uma delas é mais deliciosa que a outra. Na edição de hoje da coluna de Gastronomia nós optamos por indicar uma receita de um brownie delicioso.

Nada melhor do que preparar uma refeição deliciosa no meio da tarde, acompanhado de um café ou um bom chimarrão. Por este motivo, optamos por indicar a receita do brownie. Inclusive, a proposta da página deste fim de semana é sugerir uma receita que também ajude você a despachar os ovos de Páscoa - apesar de que os valores reduziram a quantia de unidades nos presentes.

Faça a receita e nos conte como ficou. Uma Feliz Páscoa, amigos!

Dica de Chef: Brownie de ovo de páscoa

Foto: Ilustrativa / Getty Images

INGREDIENTES:

- 350g de chocolate ao leite picado

- 375g de manteiga sem sal

- 4 ovos

- 1 colher (sopa) de baunilha

- 1 colher (chá) de sal

- 200g de açúcar

- 230g de farinha de trigo peneirada

- 150g de castanha de caju picada

- 1 colher (chá) de sal

Observação: Acrescente 250g de açúcar, caso opte por usar chocolate meio-amargo

MODO DE PREPARO:

Leve uma panela ao fogo brando e derreta um ovo de chocolate, previamente picado, com a manteiga sem sal, mexendo com a colher de pau.

Quando a mistura estiver homogeneizada, acrescente os ovos, a baunilha, o sal, o açúcar e a farinha de trigo.

Retire do fogo e adicione a castanha de caju picada.

Leve ao forno preaquecido a 180 graus, em forma untada com manteiga e polvilhada com farinha, por aproximadamente 25 minutos.

Deixe esfriar e desenforme.

PARA HARMONIZAR

Foto: Divulgação / Heilige

Além do café, boas opções harmonização são a cerveja e o vinho. A cerveja no estilo porter é uma excelente escolha. A Heilige tem uma das melhores que eu já experimentei e é minha indicação pessoal ao leitor.

Obtida a partir de maltes selecionados, essa é uma Porter de aroma intenso e sabor marcante. Apresenta coloração marrom escuro, espuma espessa, e notas de malte torrado, caramelo, cacau e toffee. O dulçor está em perfeita harmonia com o amargor médio apresentando como resultado final uma belíssima cerveja.

Na escolha por um vinho, ele precisa ser mais encorpado, de aroma forte, podendo ser de frutas, flores, madeira etc. A fermentação precisa ser baixa, uma bebida fortificada, de preferência que adicione agua ardente de uva em sua produção, deixando-o assim, mais doce. Vinhos produzidos com uvas de colheita tardia, conhecido como 'late harvest', onde esperam a fruta se desidratar ainda no pé, fazendo com que o açúcar se concentre, criando um vinho mais licoroso e doce. Visitar uma importadora com especialistas podem ser de grande ajuda, caso você não entenda muito sobre vinhos e derivados.

Siga o Tudo & Todas nas redes sociais