Blog Tudo e Todas

Dica de chef: Peixe Assado e Recheado

Gastronomia por: Daniel Heck em: 25/03/2018 | 09:00

ASexta-feira Santa é, por tradição, um dia onde os católicos optam por comer peixe, por uma série de fatores e tradições. Já na preparação para a data, a coluna de hoje trouxe uma receita de peixe assado e recheado, além de uma sugestão de harmonização para você na Sexta-feira Santa. Além disso, você confere como funcionará a venda de peixes em Venâncio Aires.

A receita de peixe assado e recheado é muito econômica e fácil de fazer. Você só precisa limpar o peixe e temperá-lo com limão e sal grosso, em seguida, fazer uma farofa com legumes picados e farinha de mandioca para recheá-lo e leva-lo ao forno. Depois de assado, o caldinho que sai do peixe molha a farofa e a deixa deliciosa.

Faça o peixe assado e recheado na Sexta-feira Santa deixe toda a família de boca de aberta.

Dica de Chef: Peixe Assado e Recheado

INGREDIENTES:
- 1 peixe de sua preferência com 1 a 1,5Kg
- 1 tomate grande picado
- 1 cebola média picada
- 1 pimentão pequeno picado
- 200g de farinha de mandioca
- limão (para limpar e temperar o peixe)
- sal grosso a gosto
- sal refinado a gosto
- azeite a gosto

MODO DE PREPARO:
- Depois de limpar o peixe, esprema limão o suficiente para limpar o peixe e, em seguida, lave-o em água corrente.
- Passe mais limão para temperar e jogue sal grosso dentro e fora e do peixe.
- Em uma tigela, misture o tomate, a cebola e o pimentão com a farinha de mandioca e regue com azeite a gosto.
- Se quiser, acrescente sal a gosto.
- Coloque o peixe sobre um pedaço de papel alumínio suficiente para embrulhá-lo por inteiro.
- Abra o peixe e recheie com a farofa.
- Depois de recheado, feche o papel alumínio e coloque o peixe embrulhado em uma forma.
- Leve ao forno preaquecido em temperatura alta por 5 minutos.
- Depois de colocar o peixe no forno, deixe-o assar em temperatura baixa por cerca de 40 minutos.
- Depois de cozido, abra a embalagem de alumínio e deixe assar por cerca de 15 minutos para dourar.
- Retire do forno e sirva em seguida.

* Receita do site Receita da Hora

PARA HARMONIZAR

Foto: Casa Valduga / DivulgaçãoVinho da Casa Valduga é uma boa opção para harmonização
Vinho da Casa Valduga é uma boa opção para harmonização

Na hora de reunir os convidados em casa, já se tornou natural escolher um vinho branco para acompanhar o peixe que será servido no jantar.

É claro que existe uma explicação para isto: os pratos preparados com peixes costumam ser mais leves e refrescantes. Estes são conceitos também comumente associados aos vinhos brancos, que, geralmente, combinam com o calor e têm um sabor mais suave, além de serem servidos gelados.

Porém, pensar sempre desta forma pode ser algo limitante. Em um país em que as caipirinhas e demais bebidas à base de cachaça são tão apreciadas, deixar de conhecer melhor sobre vinhos e suas harmonizações pode ser uma grande perda!

Nem só de vinhos brancos são feitas as harmonizações com peixes, mas é fato que esta combinação pode mesmo ser infalível.

O texto acima é fornecido pela Casa Valduga, que tem uma excelente carta de vinhos. Para a receita que indicamos na coluna de hoje, a nossa dica de harmonização é a utilização de um Ombu Sauvignon Blanc, que harmoniza muito bem com mariscos, pescados e sushi.

O frescor característico do Sauvignon Blanc é destacado pela acidez perfeitamente equilibrada, revelando um vinho pleno e refrescante. As notas frutadas preenchem o paladar, precedendo um final de boca longo, com elegante presença mineral.

Dica:

? ONDE COMPRAR - Além dos estabelecimentos comerciais, a Apiva também estará comercializando peixes na próxima semana. Na quarta-feira, 28, será das 9h às 20h, sem fechar, ao meio-dia; na quinta-feira, 29, das 8h às 20h, também sem fechar ao meio-dia; e, na sexta-feira, 30, das 8h ao meio-dia. Os pontos de venda são os seguintes: comunidade Santa Rita de Cássia, no bairro Gressler; entrada do Coronel Brito, ao lado da Dimac, na Auto Elétrica; bar do Porquinho, na rua Sete de Setembro; Agropecuária CL, no Bela Vista; e MaiguiBom, na rua Sete de Setembro; Posto de Lavagem do Marcelo, em Vila Mariante; e Feira da Cooprova e Comunidade Santa Rita, do bairro Gressler.

Siga o Tudo & Todas nas redes sociais