Blog Tudo e Todas

Dica de chef: Risoto de camarão

Gastronomia por: Daniel Heck em: 27/05/2018 | 10:00

Foto: Divulgação / DivulgaçãoWagner Prado: A dica de harmonização de Wagner Prado é um vinho branco Chardonnay.
Wagner Prado: "É bem mais do que apenas cozinhar, vejo como uma forma de arte, onde se tem a possibilidade de estar sempre criando e inovando."

A paixonado por gastronomia, o estudante Wagner Prado está galgando seus primeiros passos nesta área. Acadêmico do curso na Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), o morador de Venâncio Aires acredita que a gastronomia é uma arte, onde pode aplicar sua criatividade, inovar e surpreender as pessoas com seus deliciosos pratos.

Ativo em seu perfil no Facebook, Wagner deixa seus amigos seguidores com água na boca ao publicar imagens de belos pratos produzidos no curso de gastronomia. Atualmente, o estudante trabalha em uma empresa metalúrgica, no setor de desenvolvimento, mas consegue realizar alguns trabalhos paralelos na área.

Seja na culinária italiana ou na panificação, o trabalho de Wagner recebe elogios de seus amigos, através dos comentários e compartilhamento de fotos.

Na sua primeira participação na página de gastronomia da Folha do Mate, Wagner Prado apresenta a sua receita de Risoto de Camarão. Faça você também a sua versão de risoto e nos conte com ficou.

Dica de chef: Risoto de camarão

INGREDIENTES:
* Receita para duas pessoas
- 80 gramas de arroz arbóreo;
- 1/4 de cebola;
- 30 gramas de queijo parmesão;
- 350ml de caldo de legumes;
- 50mil de azeite de oliva;
- 50ml de vinho branco seco
- Sal a gosto;
- 1 unidade de tomate sem pele e sem sementes;
- 50 gramas de manteiga;
- 1 limão;
- 250g camarão médio.

MODO DE PREPARO:
1 - Descasque e pique a cebola e o tomate em pequenos pedaços;
2 - Aqueça o caldo de legumes;
3 - Limpe os camarões e passe-os pelo suco de limão, após tempere com sal e pimenta;
4 - Aqueça bem uma sauteuse (frigideira), coloque um pouco de azeite, o tomate e adicione os camarões. Refogue por alguns minutos. Após, reserve;
5 - Reserve a metade da manteiga e coloque o restante na panela com azeite de oliva;
6 - Leve a panela ao fogo para derreter a manteiga, junte a cebola e mexa um pouco para refogar, até ficar levemente transparente;
7 - Adicione o arroz (sem lavar). Deixe fritar por um minuto. Despeje o vinho branco e mantenha em fogo alto. Assim que o vinho evaporar, reduza para fogo médio, sempre mexendo;
8 - Coloque uma concha de caldo de legumes quente, não pare de mexer. Assim que evaporar repita a operação até o arroz estar no ponto desejado;
9 - Assim que estiver quase no ponto, coloque o restante da manteiga, o parmesão e prove, coloque sal se precisar. Não salgar antes de adicionar o parmesão;
10 - Adicione o camarão.
Misture bem e sirva imediatamente.

PARA HARMONIZAR:

Foto: Divulgação / DivulgaçãoOpção de harmonização
Opção de harmonização

A dica de harmonização de Wagner Prado é um vinho branco Chardonnay. "O queijo e a manteiga do risoto dão cremosidade ao prato, o que combina muito bem com o vinho branco. Esse vinho é ainda mais indicado se, além do camarão, o risoto tiver um ingrediente ácido como o limão", explica.

O Vinho Branco Casillero del Diablo Reserva Chardonnay 750ml é um vinho Chileno produzido na região do Valle del Limarí.

Originado pela variedade de uva Chardonnay, este vinho branco possui em seu visual uma coloração amarelo esverdeado brilhante com reflexos dourados, aromas de avelã, abacaxi e pêssego e, paladar equilibrado, encorpado, persistente e estruturado, com notas de pera e pêssego.

Elaborado pela vinícola Concha y Toro, o Vinho Branco Casillero del Diablo Reserva Chardonnay harmoniza com aves, peixes, frutos do mar e queijos.

Siga o Tudo & Todas nas redes sociais