Blog Tudo e Todas

Dica de Chef: Tikka Masala de Cordeiro

Gastronomia por: Daniel Heck em: 08/04/2018 | 10:00

Na página de Gastronomia deste fim de semana apresentamos a chef Nássara Ellwanger. A experiente profissional, hoje dissemina seus conhecimentos em duas universidades da região.

Nássara explica que sempre gostou muito de ler sobre vinhos e quando surgiu a oportunidade de fazer um curso de enogastronomia na EGAS, em Porto Alegre, foi então que se apaixonou pela Gastronomia. Depois a profissional buscou mais cursos e qualificações. "Me formei em Gastronomia na Unisc em 2011. No ano seguinte, iniciei uma especialização na mesma área em Chapecó. Em Santa Catarina, eu trabalhei como chef de cozinha em um restaurante da rede Spettus, especializado em carnes, e onde acontecia o festival da lagosta", recorda a chef que retornou em 2013 para trabalhar na Unisc.

Atualmente a chef dá aula na Unisc e na Univates, ministrando aulas de Cozinha Internacional, Brasileira e de Panificação.

Para a página de Gastronomia, Nássara preparou a receita Tikka Masala de Cordeiro. "A cozinha indiana é conhecida pelo seu aroma e o uso de especiarias, cada família tem a sua masala, mistura de especiarias. O Garam Masala, que é a mais tradicional dessa cozinha, será usado na receita de hoje", explica Nássara.

Para harmonizar com a receita, a chef indica um vinho tinto jovem frutado, como uva Gamay, Merlot ou Syrah, todas sem passagem pelo carvalho. Outra opção é uma cerveja no estilo IPA.

A Gastronomia vai além de suprir as necessidades fisiológicas, envolve cultura, experiência, religião, bem como desperta nossos sentidos quanto as propriedades organolépticas dos alimentos", Nássara Ellwanger, chef.

Dica de Chef: Tikka Masala de Cordeiro

Rendimento: 4 porções

INGREDIENTES:
- 750 g de carne de cordeiro sem osso
- 5 dentes de alho
- 2 colheres de gengibre picado finamente
- ½ pimenta dedo de moça sem a semente
- Folhas de coentro fresco
- 2 colheres de sopa de garam masala (receita na sequência)
- 1 colher (café) de cúrcuma
- 2 colheres de ghee (manteiga)
- 500 g de iogurte
- Sal a gosto

MODO DE PREPARO:
- Corte a carne em cubos grandes e reserve.
- Para preparar o molho tikka: Cortar a pimenta vermelha em cubinho, picar o alho, picar o coentro. Com o auxílio de um pilão, macerar a pimenta, o alho, a pimenta, o gengibre, a cúrcuma o ghee e o garam masala, temperar com sal, adicionar o iogurte e misturar. Em um recipiente dispor os cubos de carne junto com a mistura, deixando a carne toda coberta, marinar por 6 horas na geladeira.
Pré-aqueça o forno a 180°C. Enfie os cubos de carne em espetinhos, colocar em uma assadeira, junto com a marinada e assar por cerca de 25 minutos.
Servir os espetinhos com o molho da marinada guarnecido de arroz basmati (Arroz típico da Índia, é um grão fino e longo) com amêndoas ou arroz branco.

GARAM MASALA:
INGREDIENTES
- ½ colher de sopa de sementes de cardamomo
- 1 colher de sopa de semente de coentro
- 1 colher de sopa de cominho em grãos
- ½ colher de sopa de cravo da Índia
- 1 colher de sopa de feno grego
- 2 canelas em pau
- 1 colher de sopa de pimenta do reino em grãos
- 6 folhas de louro
- 1 noz moscada

MODO DE PREPARO:
Em uma frigideira tostar cada especiaria individualmente. Logo juntá-las e triturar.

Siga o Tudo & Todas nas redes sociais