Blog Tudo e Todas

Dica do chef Eduardo Coelho: tartar de salmão com manga

Gastronomia por: Daniel Heck em: 18/03/2018 | 11:00

Foto: Divulgação / Tudo & TodasEduardo Coelho atua em eventos em Venâncio Aires
Eduardo Coelho atua em eventos em Venâncio Aires

Guiado pela gastronomia oriental, o chef Eduardo Coelho começou a trabalhar na área há cinco anos e vem buscando cursos para qualificar seu trabalho. Com experiência em restaurantes de Santa Cruz do Sul, o profissional realiza eventos em Venâncio Aires.

A gastronomia é uma arte como um todo, mas a característica oriental é ainda mais desafiadora. Para o chef Eduardo Coelho, a caminhada para exercer a profissão foi repleta de cursos. "Eu atuo há cinco anos como sushi chef. Exerci a função no Quiro Sushi, Mizuki Sushi e Oriental Sushi e Shungking. Sou certificado pela escola japonesa ´´The International Culinary Institute of Japan, tenho curso de abertura de diversos peixes, formação de Itamae e curso de Lamen", afirma.

Magia através das mãos, é o que envolve o meu dia a dia, é um livro aberto sem a última página', chef Eduardo Coelho.

O trabalho do chef é em Santa Cruz do Sul, mas Eduardo Coelho também desenvolve eventos em Venâncio Aires. "No momento sou o sushi chef do Oriental Sushi Delivery, também desenvolvo um trabalho como professor de cursos de sushi e faço eventos que evolvam a culinária japonesa. Em Venâncio Aires, eu faço um trabalho voltado à culinária no restaurante Bifão", destaca.

Apesar da experiência e de ministrar cursos de gastronomia, o chef Eduardo Coelho afirma que está sempre buscando conhecimento na área. "Na gastronomia sempre seremos um wakita (aprendiz), nunca saberemos o bastante, pois a todo o momento são feitas combinações que dão início a um novo gosto, mas sempre respeitando suas origens", explica.

Em sua primeira participação na coluna de Gastronomia da Folha do Mate, o chef divide uma deliciosa receita de Tartar de salmão com manga. Mesmo não tendo habilidades na Cozinha você também vai conseguir. Faça, arrisque-se na cozinha e nos conte como foi.

DICA DE CHEF: TARTAR DE SALMÃO COM MANGA

INGREDIENTES:

- 200 g de Salmão fresco
- 1 rabanete
- ½ cebola roxa
- raspas de limão siciliano
- Salsa crespa para decorar
- Pimenta do reino moida
- 1 manga

MODO DE PREPARO:
Corte o salmão em kakugiri (cubos) e coloque sobre uma peneira em cima de um bowl com gelo para manter o salmão fresco;
Tempere com pimenta do reino, raspa de limão (não use o suco para não cozinhar o peixe);
Raspe o rabanete em laminas finíssimas em um bowl com água;
Corte a cebola roxa no modo julienne (finos bastões);
Corte a manga em cubos e reserve para montagem do prato.

DICA DE HARMONIZAÇÃO

Foto: Divulgação / Tudo & Todas

A dica do chef para harmonização do Tartar de salmão com manga é a utilização de um espumante brut, pois combina com pratos que não acompanham molhos. Por mais que seja leve, ele possui uma acidez da cebola e da raspa do limão, além do frescor do pedido.

A dica do colunista é a utilização do espumante J.P. Chenet Brut, produzido na França, na região de Languedoc.

O espumate da J.P. Chenet tem aromas frescos e frutados, com notas de damasco e pêssego branco. Apresenta boa intensidade de sabor e também bom equilíbrio entre seus componentes.

A J.P. Chenet trabalha com uma vasta linha de espumantes e vinhos de alta qualidade, com garrafas estilizadas e marcas próprias em destaque no mercado.

Criada em 1984, a empresa reivindica o título de maior produtor dos vinhos franceses vendidos no mundo, com uma distribuição em mais de 160 países.

Siga o Tudo & Todas nas redes sociais