Blog Tudo e Todas

Dica do chef Ramon Giovanaz: poke de salmão

Gastronomia por: Daniel Heck em: 19/05/2018 | 11:00

 

Foto: Giuliane Giovanaz / Giuliane Giovanaz FotografiaO chef Ramon Giovanaz comanda a partir de hoje o (a)mar essence food
O chef Ramon Giovanaz comanda a partir de hoje o (a)mar essence food

O (a)mar essence food chega em Venâncio Aires hoje à noite, sob o comando do chef Ramon Giovanaz e apresenta um estilo de gastronomia diferenciado para a comunidade. A inauguração oficial do truck ocorre às 19h, no Posto Shell.

 

Formado em gastronomia pelo Senac, o chef Ramon sempre teve a cozinha como um hobby, mas, em 2013 começou a buscar qualificação profissional através da atuação na lancheria da família da minha esposa. "A partir dai fui me envolvendo cada vez mais, estudando e me aperfeiçoando", afirma. A vida da família do chef tomou outro rumo em fevereiro de 2017, quando foi selecionado para trabalhar na cozinha do Hotel Sesc, em Florianópolis. "Neste momento começou minha jornada pela ilha. Além do Sesc, tive a oportunidade de trabalhar no evento do Iron Man do hotel Campanário em Jurerê e freelancer em hotel e restaurante italiano. Por último, estava em uma costelaria em Canasvieiras, onde trabalhei durante a temporada", detalha.

Após esse processo de crescimento, o chef decidiu, ao lado da esposa Giuliane, empreender em um foodtruck de comida havaiana, tendo como prato principal o Poke. "Após planejarmos cada detalhe e sonharmos bastante, estamos prontos para oferecer para as pessoas uma comida com essência e que desperte sentimentos por meio dos sabores e texturas do prato", explica Ramon.

A gastronomia para mim significa a realização de sonhos, não apenas profissional, mas, também, pessoal. Por meio dela, tive a oportunidade de me mudar, com minha família, para Florianópolis - cidade que sempre sonhamos viver. E, graças à ela estou conquistando meu espaço e reconhecimento, sempre valorizando uma gastronomia carregada de sabores e sentimento", Ramon Giovanaz, chef.

Além da boa gastronomia, o projeto tem preocupação com o meio ambiente. "Nossas embalagens, por exemplo, são bowls biodegradáveis", explica.

Hoje começa a jornada de Ramon, Giuliane e do filho Cauã com (a)mar essence food. O início é em Venâncio e depois vão para SC. Desejamos sorte e sucesso para a família.

A oportunidade de provar essa e outras receitas é neste sábado. O chef Ramon Giovanaz estará inaugurando o seu foodtruck (a)mar essence food junto ao Posto Shell, a partir das 19h. Além do melhor da gastronomia havaiana, o chef e sua família estarão recebendo os amigos com música ao vivo, comandada pela santa-cruzense Monique Beckenkamp. Essa é a chance para provar diferentes tipos de bowls de poke.

Dica de chef: Poke de Salmão

INGREDIENTES - 2 porções:
- 300g de salmão cortado em cubos médios
- 300g de arroz Gohan (ver embalagem)
- 6 colheres de sopa de shoyo
- 1 cebola roxa cortada em tiras
- 2 colheres de sopa de cebolinha verde picada
- 1 pepino japonês em rodelas finas
- 2 colheres de sopa de gergelim
- 4 colheres de sopa de abacate cortada em cubos médios
- 6 tomates cerejas cortados ao meio
MONTAGEM:
Em um bowl (cumbuca ou pote), colocar o arroz como base, em seguida agregar o pepino e a manga.
Em um pote paralelo misturar: salmão, cebola roxa, cebolinha e o shoyo, fazendo uma marinada rápida. Feito isso, colocar a mistura no centro da base já montada.
Finalizar com abacate, tomate cereja, cebolinha verde e, por último, o gergelim

Siga o Tudo & Todas nas redes sociais