Blog Tudo e Todas

Dica de verão: 7 cuidados importantes para manter a higiene íntima feminina

Saúde por: Taiane Kussler em: 09/01/2019 | 19:00

É hora de vencer tabus e abordar com mais naturalidade os cuidados essenciais com a higiene íntima feminina. O assunto que não é tão abordado com tanta frequência é uma pauta importante de verão, devido ao aumento dos índices de doenças femininas que surgem durante os dias mais quentes. Aderir a alguns hábitos pode ajudar na prevenção de doenças comuns desta época do ano, como a candidíase, vaginose bacteriana e infecção urinária ~problemas que causam dor de cabeça nas mulheres ~. 

Foto: Pexels / Tudo & TodasPara evitar o surgimento de bactérias, não permaneça com biquínis úmidos e molhados
Para evitar o surgimento de bactérias, não permaneça com biquíni úmido por muito tempo

***

A alta temperatura é um dos fatores que influencia na transpiração, e posterior surgimento de bactérias na região genital, aumentando, assim, o risco de infecções vaginais. Para evitar que isso aconteça, é preciso tomar algumas precauções durante o banho de sol, praia ou piscina. Além disso, mudanças de hábitos do dia a dia também podem influenciar na saúde feminina, para que você possa curtir o verão com tranquilidade e segurança. 

Segundo a ginecologista Adriana Martins, a higiene íntima adequada é importante para prevenir o surgimento de doenças. Pensando nisso, a médica lista algumas dicas básicas para manter a saúde em dia. Confira:

>> 1- Evite calcinhas de tecido sintético, prefira as de algodão. Sempre que possível, durma sem calcinha;

>> 2- Lave as calcinhas com sabão neutro ou de coco, evitando o uso de amaciantes e sabão em pó que podem causar alergias;

>> 3- As calcinhas devem ser colocadas para secar em local ventilado e no qual tenha sol, preferencialmente (e não no box do banheiro!);

>> 4- Troque o absorvente de cada 4 a 6 horas (dependendo do fluxo) e higienize a região vaginal;

>> 5- Evite usar diariamente o protetor diário;

>> 6-  Nunca utilize papel higiênico ou absorvente perfumados;

>> 7- Não permaneça com biquínis úmidos e molhados por longos períodos;

Siga o Tudo & Todas nas redes sociais