Blog Tudo e Todas

Dicas para manter o equilíbrio neste fim de ano

Saúde por: Ana Carolina Becker em: 14/12/2018 | 15:50

É comum o número de festividades aumentar nesta época do ano. Pensando nisso, separamos algumas dicas para tentar manter o equilíbrio durante as festividades sem arrependimento depois.

Foto: Divulgação / Tudo&TodasEquilíbrio nos alimentos é fundamental para manter o foco
Equilíbrio nos alimentos é fundamental para manter o foco

De acordo com a nutricionista Luiza Christmann, é importante planejar corretamente para poder seguir um cardápio saudável mesmo no fim do ano. 'Não é preciso abrir mão de nada, a chave para tudo é a moderação', comenta. A profissional dá algumas dicas para esses momentos:

- Planejar um cardápio mais leve e nutritivo, com frutas, sementes e alimentos integrais;
- Invistir em saladas criativas;
- Trocar preparações fritas por assadas;
- Frutas são ótimas opções para sobremesa;
- Cuidar com excesso de doces e gorduras;
- Cuidar com o excesso de bebidas alcoólicas;
- Troque o sal, por temperos naturais.

Foto: Arquivo Pessoal / Tudo&Todas,

Álcool
O consumo de bebidas alcoólicas também aumenta nesta época, pensando nisso, Luiza destaca que é importante consumir sempre alimentos naturais e leves. 'Se tiver o hábito de beber nas festas de fim de ano, cuidar com os exageros, consumir com cautela, pois são extremamente calóricas', lembra.

Segundo ela, uma dica para esses dias mais quentes são as águas saborizadas. ' Além de saborosas são refrescantes e belíssimo enfeite para o final de ano.'

Tudo é questão de planejamento e equilíbrio.

Horário da alimentação
Mesmo com os 'escapadinhas' é importante manter uma alimentação saudável, de acordo com Luiza, é preciso manter uma frequência nos horários das alimentações para não perder o foco quando tudo isso passar e não se acostumar mal. 'O importante é que as refeições saudáveis predominem na sua alimentação diária, não são os excessos de fim de ano que comprometem a conduta de boa alimentação que adotamos ao longo do ano', reforça.

 

Siga o Tudo & Todas nas redes sociais