Blog Tudo e Todas

Dicas para uma páscoa saudável e sem culpa

Saúde por: Régis Fabris em: 28/03/2018 | 15:30

Chegamos na semana da Páscoa, data essa em que vimos chocolates por todos os lados. Uma verdadeira tentação para quem pode comer e para quem não pode também. Pensando nisso e nas dúvidas dos nossos leitores, o Tudo&Todas foi buscar algumas dicas e informações com a nutricionista Bruna Neves, de como sobreviver a essa data tão 'calorica' sem cometer grandes exageros e de forma que não prejudique a saúde.

Foto: Divulgação / Tudo & TodasBruna Neves é nutricionista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul - Unisc
Bruna Neves é nutricionista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul - Unisc

- A primeira e mais conhecida dica é o tradicional: Não exagere! Fracione os chocolates em pequenas porções de 30g e não os deixe à sua vista. Se puder escolher, opte por chocolates com mais cacau e sem açúcar. É importante ler os ingredientes que constam no rótulo antes de comprar.

- Divida os seus chocolates com amigos e com a família, além de proporcionar um momento de descontração, você não fica com um estoque todo para você.

- Não troque uma refeição por chocolate, deixe uma pequena porção para a sobremesa pois se você estiver com fome acabará comendo muito mais.

- Exclua as desculpas do tipo 'Hoje pode' 'É só hoje' Eu mereço', você pode sim aproveitar a páscoa, mas moderação SEMPRE.

- Se você já sabe que vai consumir o chocolate, evite outras exceções no seu dia, mantenha sua rotina normal.

Mas, e se eu exagerar na páscoa?

Nada de ficar sem comer, ou trocar refeições por suco, radicalismos não levam a lugar nenhum e aumentam os riscos de compulsão alimentar, apenas volte à sua rotina de alimentação saudável.

Chocolate traz benefícios?

- Se você souber fazer uma boa escolha ao comprar o chocolate e souber dosar a quantidade diária, você vai inclusive se beneficiar das propriedades que esse queridinho tem a nos oferecer.

- Apresenta alto teor de flavonoides que é um excelente antioxidante

- Os flavonoides, além de serem antioxidantes, elevam a produção de serotonina, o hormônio responsável pela sensação de bem estar.

- O chocolate pode estar associado ao controle da hipertensão uma vez que é rico em catequinas e procianidinas, que são antioxidantes e atuam nessa regulação.

MODERAÇÃO E BOAS ESCOLHAS são a chave para uma páscoa sem jacadas!

Fonte: Nutricionista Bruna Neves 

Siga o Tudo & Todas nas redes sociais