Dieta enganosa: 8 lanches que não fazem bem à saúde

Saúde por: Taiane Kussler em: 28/05/2017 | 10:00

Algumas receitas são práticas e saborosas, ricas em nutrientes, uma ótima opção para inserí-las na dieta sem medo. Porém, podem parecer saudáveis mas não é bem isso que representam. Por isso é importante estar atento a seleção destes alimentos que em vez de trazer benefícios à saúde, podem ser compostas de gorduras e comprometer a sua dieta.

Confira a lista de 8 lanchinhos que parecem saudáveis, 'só que não'.

>> 1- Pipoca

Só em sentir o cheirinho da pipoca na panela, já aumenta o apetite. Uma ótima pedida para comer com chocolate, sal, manteiga ou até mesmo, com leite condensado. Chega dar água na boca, porém o lanche que parece ser completamente inofensivo acaba de se transformar em uma bomba de sal e açúcar. Assim que você colocar a margarina, por exemplo, aumenta os excessos de gordura trans, isso pode causar o entupimento das veias. Tem também a pipoca de micro- ondas, esta sim pode ser ainda mais prejudicial. Além da gordura trans, têm aditivos químicos nos saquinhos que, quando aquecidos, podem prejudicar a saúde.

Para trazer todos os benefícios que a pipoca possui - antioxidantes, fibras e carboidratos do bem - opte pelo modo de preparo mais tradicional feito na panela, mas evite exagerar nos temperos. São cerca de 375 calorias, a cada cem gramas de pipoca.

>> 2- Suco de caixinha

Pode parecer saudável, mas quando estiver escrito no rótulo da caixinha: 'néctar de fruta', não é bem o que parece. O suco industrializado tem tanto açúcar quanto uma lata de refrigerante (duas colheres para cada 200 mililitros), além de sódio, que, em excesso, causa inchaço, sobrecarrega os rins e o coração. Outros aditivos como corantes, conservantes e aromas também fazem parte dessa fórmula, que trazem muitos prejuízos à saúde. Substitua-os por sucos naturais ou água de coco.

>> 3- Granola

É considerada uma opção de lanche saudável, porém possui várias calorias, cerca de 100 gramas têm 471 calorias. O alimento feito de uma mistura de cereais torrados, sementes e castanhas, quando industrializado, costuma receber leite em pó, açúcares e sal, além de outros aditivos, para dar a 'liga'. Para evitar o excesso de açúcares, é aconselhável prepará-las em casa. O ideal é consumir antes da prática de exercícios, junto com iogurte grego light, por exemplo.

Para fazer uma forma caseira, basta misturar aveia em flocos, nozes e frutas secas, adicionar extrato de baunilha e mel orgânico para adocicar de forma mais saudável. Por último, é só assar até dourar e pronto!

>> 4- Barras de proteína

Uma ótima aliada à prática de exercícios físicos, as barrinhas de proteína suplementam a alimentação para o ganho de massa muscular. Como possuem vários nutrientes de digestão lenta, saciam a fome. No entanto, vale lembrar que, as barras não ajudam quem não pratica atividade física, visto que, também não auxiliam na perda de peso ou definição dos músculos. O excesso desse falso 'lanchinho saudável' pode causar prejuízos aos rins e até aumentar o percentual de gordura corporal.

>> 5- Saladas de fast-food

Apesar de parecerem saudáveis, esta é uma informação falsa. As saladas só têm aparência de fazerem bem à saúde, mas quando consumida com o adicional de croutons, molhos loucos com açúcares escondidos, frango frito e mais, podem agir como uma bomba para o organismo.

Para deixá-la mais natural, reduza a quantidade de temperos e controle as porções do que você vai adicionar. Se estiver no restaurante, peça que os molhos venham separados. Para a casa, uma dica é colocar o azeite de oliva e o vinagre balsâmico em um frasco de spray.

>> 6- Wraps

Seguindo a lista das propagandas falsas, o famoso wraps também não é nada saudável. A tortilla que envolve o recheio delicioso, tem 300 calorias de pouco valor nutritivo e farinha branca processada. Uma dica é consumí-lo sem a manteiga e a maionese no recheio, e opte pela pasta de abacate para deixar o alimento mais saudável.

>> 7- Comidas congeladas de baixa caloria

Ao contrário do que o senso comum pode acreditar, as refeições congeladas de baixo valor calórico nem sempre são tão saudáveis. A grande vantagem é que as porções são controladas, o que ajuda a gerir melhor a dieta.

Porém, a comidinha prática saída do freezer tem grandes desvantagens: o alto teor de sódio, açúcares e outros aditivos da composição. Outro ponto é que, geralmente, legumes e frutas estão fora do cardápio do menu congelado. Portanto, procure não limitar os nutrientes da sua dieta dessa forma.

>> 8- Muffins de farelo de aveia

O muffim de farelo de aveia é um outro alimento que deve ser evitado. A aparência de 'bolinho saudável' fica só no imaginário porque esta é uma desculpa para se consumir 350 calorias de açúcar e sódio. Para evitar o acúmulo de gordura na cintura, o pesadelo de todas as mulheres, a dica é fazer um bolo caseiro, só assim você irá saber realmente o que está consumindo.

 

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