Blog Tudo e Todas

Dor nas costas: avaliação médica é o melhor caminho para o tratamento

Saúde por: Taiane Kussler em: 10/07/2018 | 13:00

Com a rotina agitada vários problemas de saúde física e mental podem se manifestar. A dor nas costas é um sintoma que surge com bastante frequência e que pode estar relacionada a vários aspectos, entre eles, os hábitos diários aliados ao sedentarismo. O desconforto pode originar na coluna vertebral, músculos, nervos ou a partir de outras estruturas na região, como também pode ter origem em outros órgãos e irradicar para as costas. 

De acordo com a quiropraxista Sabrina Winck, existem várias causas de dores nas costas, os sintomas estão relacionados pela má postura, excesso ou falta de exercício, movimentos repetitivos, falta do movimento correto das articulações e lesões pré existentes.

Sabemos que a coluna vertebral aloja todo o nosso sistema nervoso, partindo dela saem todos os nervos responsáveis pelo funcionamento do nosso corpo. Então às manifestações de dor podem variar muito. Uma simples dor de cabeça pode ter origem na coluna vertebral, dor nas pernas pode ser uma compressão na raiz do nervo ciático localizada na região lombar". 

O problema é bem comum e pode se manifestar em crianças, jovens e idosos. Assim que surgir uma sensação de desconforto é preciso procurar um profissional qualificado, que irá analisar as causas e identificar a origem da dor.

 

Foto: Divulgação / Tudo & TodasSabrina afirma que é preciso se readequar para manter a postura correta durante as atividades diárias
Sabrina afirma que é preciso se readequar para manter a postura correta durante as atividades diárias

 

Existem inúmeros teste ortopédicos realizados no exame físico que fazemos e com isso conseguimos diagnosticar a origem da dor e quando necessário realizamos exames de imagem para confirmação.

Apesar dos sintomas serem bem comuns no dia a dia da população, não é recomendável partir para procedimentos caseiros, pois podem mascarar ou piorar a situação. De acordo com a quiropraxista, cada caso é único por isso é preciso fazer uma avaliação médica, neste caso, o paciente pode seguir as orientações e realizar práticas em casa.

 Após o exame físico, sabendo qual a origem da dor, poderemos indicar alguns procedimentos assim como, alongamentos, gelo ou calor, repouso entre outros. Tudo vai depender de cada situação.

 

 

 

Quando procurar o médico?

Sentir uma sensação de dor é sempre um aviso de que há algo de errado com o corpo. Neste caso, é preciso observar a frequência das dores e logo procurar um médico, que fará as avaliações necessárias de acordo com a intensidade do problema. Sabrina acredita que para adquirir uma melhor qualidade de vida é preciso inserir hábitos saudáveis, entre eles a prática de atividades físicas.  

Exercícios físicos realizados de forma correta podem gerar uma melhora postural, assim como o RPG e pilates, que também são atividades muito eficazes.

Siga o Tudo & Todas nas redes sociais