Empreendedorismo e maternidade: oportunidade de trabalhar e aproveitar a melhor fase dos filhos

Comportamento por: Camila Motta em: 13/07/2017 | 20:00

Olá! Me chamo Camila Lenz Motta, tenho 30 anos, sou mãe do Kaiky, 5 anos, e da Karoly, 3 anos, e hoje escrevo meu primeiro post à convite do Tudo & Todas. E nesta estreia, gostaria de falar sobre uma mudança realizada na minha vida no início desse ano, a qual me deu mais flexibilidade, tanto como mãe, quanto como profissional: o empreendedorismo.

A oportunidade de empreender surgiu quando meu marido "entrou de sócio", comprando uma máquina para a empresa de um amigo. No entanto, ele não estava efetivamente na empresa, por trabalhar em outro ramo, e como eu estava sem trabalhar, e sempre tive vontade de ter meu negócio próprio, decidi encarar esse desafio. Foi aí que surgiu uma grande oportunidade de crescimento.

Foto: Arquivo Pessoal / Tudo & TodasEmpreender foi a oportunidade de investir em uma carreira profissional, sem perder o melhor da convivência com a família
Empreender foi a oportunidade de investir em uma carreira profissional, sem perder o melhor da convivência com a família

Hoje, estou à frente de uma empresa que trabalha exclusivamente com linha de quadros e adesivos decorativos, com o objetivo de dar alegria e expressão às paredes das casas e outros ambientes.

Antes disso, eu nunca havia tido a experiência do empreendedorismo, pois achava melhor ser empregado, por ser algo mais seguro financeiramente. Mas empreender é um grande desafio diário. Todos os dias você dorme e acorda pensando nisso, em ideias, e até mesmo problemas. É muito bom.

Todos os dias você precisa fazer por você, pelo seu negócio, correr atrás, ter motivação, isso é muito bom e desafiador.

Foto: Arquivo Pessoal / Tudo & TodasMais tempo com os filhos é uma das vantagens dessa nossa rotina
Mais tempo com os filhos é uma das vantagens dessa nossa rotina

Nesse contexto, a maternidade foi um dos motivos que me levaram a querer empreender, pois é possível administrar os horários e ter mais tempo com os filhos. Fico em casa pela manhã com eles, almoçamos, e depois eles vão pra escola, e eu para o trabalho. Penso mais para a frente, que o trabalho me exigirá uma carga horária maior, mas por enquanto, está dando certo assim, e não perco essa fase tão legal das crianças.

Para mulheres que também desejam organizar a vida profissional para ficar mais tempo com os filhos, eu digo que vale muito a pena! É tão trabalhoso quanto estar em uma empresa, mas a satisfação de ter essa proximidade com os filhos, nenhum dinheiro paga. Eles curtem e a gente também! Ás vezes, brinco que de tarde é minha "folga", porque o trabalho em casa e com as crianças é cansativo, mas como falei, é muito prazeroso. Agradeço todos os dias por ter essa disponibilidade.

É mãe, e gostaria de empreender?

O conceito de empreendedorismo materno tem sido cada vez mais discutido. Basta uma busca rápida no Google, para encontrar uma série de sites que abordam o assunto. Na maioria deles, é possível encontrar histórias inspiradoras de mães que decidiram mudar o rumo profissional para estar mais presente na vida dos filhos, e ainda, tirar do papel antigos sonhos empreendedores.

Não raro, o próprio universo materno inspira o modelo de negócio, já que muitas mães empreendem por sentirem falta de um determinado produto no mercado, ou por verem de perto, a necessidade de muitas famílias. Linhas de roupas, alimentos e brinquedos costumam estar entre as oportunidades.

A necessidade de passar mais tempo com a família, também costuma regular o tamanho dos empreendimentos, geralmente familiares ou em formato home office. Isso não impede, é claro, de haver crescimento no negócio. Isso é possível, geralmente, com a ajuda de uma equipe comprometida e qualificada, com a participação de outros membros da família, ou mesmo naturalmente, conforme os filhos crescem, e sua dependência diminui.

Quem fala bastante sobre isso é outra colaboradora convidada pelo Tudo & Todas, a Ananda Etges. Neste link, você acessa vários posts sobre o assunto, publicados no blog Projeto de Mãe.

***

>> Você já está sabendo quem são os colaboradores que, a partir de agora, partilham histórias e opiniões aqui no T&T? Acesse essa lista completa, e saiba quem você encontrará por aqui.

Siga o Tudo & Todas nas redes sociais