Blog Tudo e Todas

Entenda como é possível ocorrer um terremoto entre o Piauí e o Maranhão

Sem categoria por: Jéssica Bayer em: 03/01/2017 | 20:00

Um terremoto de 4,6 graus na escala Richter atingiu a cidade de Belágua, no Maranhão, na manhã desta terça-feira, dia 03. O abalo sísmico pôde ser sentido em outras cidades da região e no Piauí.

Fenômenos como o que ocorreu no Maranhão e no Piauí são raros. A chance de um terremoto com magnitude próxima a 5 atingir o país acontece uma vez a cada 5 anos em média. Nestes dois estados é ainda mais difícil de acontecer isto.

Segundo estudos geológicos, um tremor de terra pode acontecer em qualquer lugar, a qualquer hora e sem nenhum aviso prévio. A natureza é capaz de surpreender neste assunto. Na maioria das vezes, os terremotos acontecem em terrenos com falhas geológicas que se rompem. A ação deste rompimento libera uma onda sísmica que faz o chão tremer. Tremores de terra desta magnitude podem ser sentidos em uma distancia maior a 200 quilômetros, o que explica porque várias cidades acabaram sentindo o terremoto - o tremor aconteceu em Belágua, no Maranhão, que está a mais de 200 quilometros de Teresina e mesmo assim foi sentido na capital.

Na escala Richter, terremotos como este, entre 4 e 4,9 graus, causam "tremor notório de objetos no interior de habitações, mas com improváveis danos importantes".

Siga o Tudo & Todas nas redes sociais