Blog Tudo e Todas

Entrevista: Medalha de bronze nos Jogos Mundiais, Rafaela Freitas fala sobre a emoção da conquista

Patinação por: Ana Flávia Hantt em: 27/07/2017 | 09:30

Um feito histórico para a patinação brasileira. Pela primeira vez, uma atleta de modalidade individual conquistou uma medalha nos Jogos Mundiais, considerado as 'Olimpíadas' dos esportes não-olímpicos. No último fim de semana, a paulista Rafaela Freitas, 19 anos, obteve uma medalha de bronze na modalidade Livre, durante a competição que ocorreu na Polônia.

Foto: Divulgação / Tudo & TodasBrasil dividiu o pódio com Itália e Espanha
Brasil dividiu o pódio com Itália e Espanha

A atleta, que conquistou a vaga após sua participação no Mundial de Patinação de 2016, conversou com o T&T sobre a conquista:

T&T - Quais foram suas motivações para participar dos Jogos Mundiais? 

Rafaela Freitas - Eu sabia que seria uma oportunidade única, que poucos brasileiros haviam conquistado, um campeonato apenas de quatro em quatro anos, e usei isso de motivação para os treinos.

T&T - Quais são os principais desafios em competir em um campeonato como esse?

Rafaela - O principal desafio é executar o programa com perfeição, sair satisfeita com o que apresentei. Para poder obter uma boa classificação entre as melhores de cada país.

T&T - Como foi sua preparação, e como você avalia sua prova na competição?

Rafaela - Nos treinos, eu foco em chegar cada vez mais perto da execução perfeita e se distanciar cada vez mais dos erros. Sempre tentando deixar tudo mais firme e frequente. Eu fiquei muito feliz com a minha apresentação nos dois dias, e diante do que eu planejava para a minha performance, o aproveitamento e execução foram muito próximos! Saí muito satisfeita.

>> Assista a prova de Rafaela Freitas nos Jogos Mundiais:

T&T - Você conquistou um título inédito para a patinação brasileira. O que isso significa para você?

Rafaela - Eu não sei como descrever a sensação que senti na hora, foi emocionante! Tiveram muitos obstáculos no caminho, mas no fim, tive a certeza de que tudo valeu a pena. E isso foi inédito e importante não apenas para o meu sucesso e realização pessoais, mas também para a história da patinação no Brasil. E fazer parte desta história, me deixa mais feliz ainda.

Rafaela comenta também que, neste momento, seus planos são curtir o título, e descansar um pouco após meses de treinamento intenso. "Depois, vou planejar o próximo passo para começar a colocá-lo em prática", comenta.

A atleta, que nesta temporada conquistou também o campeonato brasileiro e o vice-campeonato sul-americano, conta ainda com o apoio das técnicas Andréia Freitas (que também é nada menos do que sua mãe) e Katya Silva.

Foto: Divulgação / Tudo & TodasKatya Silva, Rafaela Freitas e Andreia Freitas
Katya Silva, Rafaela Freitas e Andreia Freitas

Nos Jogos Mundiais, além da medalha de bronze obtida pelo Brasil, a Itália levou o ouro, e a Espanha conquistou a prata.

> Leia também: Rafaela Freitas: de salto em salto, ela defenderá o Brasil no Panamericano

Siga o Tudo & Todas nas redes sociais