Blog Tudo e Todas

Esperança: projeto Baleia Rosa surge em contraponto ao jogo viral do suicídio

Comportamento por: Taiane Kussler em: 19/04/2017 | 16:00

Depois que o jogo suicida 'Baleia Azul' se disseminou pelo Brasil, este assunto passou a ser motivo de preocupação de saúde pública. Alguns brasileiros já foram vitimados e perderam suas vidas após serem incentivados e posteriormente, induzidos a cometer o suicídio.

Para combater este jogo viral, uma publicitária teve a iniciativa de demostrar através da internet, que o bem pode prevalecer e que esses recrutadores de jovens não representam a maioria, ao vitimar dezenas de pessoas pelo mundo. Esta proposta surgiu para motivar os adolescentes a não entrarem nesta onda, já que, alguns são induzidos devido a baixa autoestima, personalidade fraca ou curiosidade.

O viral da Baleia Rosa, tem o propósito de repercutir exatamente ao contrário do jogo suicida, pois estimula as pessoas a espalharem amor na internet. A idealizadora do projeto tem 30 anos e prefere não ser identificada. Mas, ela acredita que o game fará com que as pessoas (jogadores), aprendam a valorizar as simples coisas da vida, que estão presentes no nosso dia a dia. 

Será bem melhor converter certas determinações que induziam à tristeza e à melancolia em atividades mais prazerosas que irão contribuir para uma melhor qualidade de vida. Por exemplo, ao invés de escutar no repeat a mesma música triste, como sugere a Baleia Azul, que tal obedecer a Baleia Rosa? Você vai ver que esta nova proposta vai fazer a diferença.

Em contrapartida a Baleia Azul, em vez do jogador ser induzido ao suicídio, é possível ser incentivado a ajudar aos outros, uma atitude vai gerar o bem no contexto social.

A iniciativa não vai apenas mudar o foco dos jovens, que estavam com o intuito de aderir ao jogo viral suicida, como também, ajudar as pessoas que estão passando por momentos difíceis e necessitam de apoio psicólogico. Alguma delas, não têm coragem e incentivo de abordar este assunto pessoalmente com amigos e familiares e acabam buscando consolo através das redes sociais. Neste caso, a Baleia Rosa vai contribuir com as escolhas e mudar o rumo dos pensamentos maliciosos, daqueles que estão vulneráveis a cometer certas atitudes impensadas.

A mudança será muito produtiva, pode ter certeza!

Siga o Tudo & Todas nas redes sociais