Blog Tudo e Todas

Eu Não Sou um Homem Fácil: o filme feminista com tom de comédia

Entretenimento por: Luana Andrade em: 04/05/2018 | 15:00

A Netflix tem abastecido o seu catálogo com muitas produções originais. 'Eu Não Sou um Homem Fácil' - original Netflix francês lançado em abril de 2018 - faz jus à boa fase do serviço de streaming.

O filme traz Damien, o típico estereótipo do homem machista que assedia e objetifica as mulheres o tempo todo e que, por uma distração, acaba batendo a cabeça e acordando em um universo paralelo dominado por mulheres. Neste novo universo, o personagem se vê completamente deslocado diante de situações que um homem sequer imaginaria passar.

A história ambienta um universo femista que, ao contrário do machista, eleva as mulheres à superioridade - vale lembrar que femismo não é igual a feminismo, ok? - e faz com que os homens sejam condicionados a uma sociedade completamente matriarcal. O roteiro afiado e a sutileza do humor garantem boas risadas. E é exatamente esta sutileza que nos faz perceber as inúmeras situações cotidianas que permeiam o machismo e que as mulheres, por vezes, não percebem.

O mais incrível do longa é que, ao ver Damien sofrendo com o tratamento de inferioridade deste comportamento matriarcal, nós, mulheres, nos identificamos e nos solidarizamos com ele, sobretudo quando ele entra em conflito com a poderosa escritora Alexandra. A gente sabe como ninguém o que o machismo nos causa, não é mesmo?

Assisti ao filme com meu namorado, e ficamos por um tempo refletindo sobre as cenas cujas situações são tão familiares às mulheres, mas tão estranhas aos homens. A mensagem do filme acentua exatamente aquilo o que a gente vem falando a muito tempo: a busca por igualdade de gênero. É por isso que 'Eu Não Sou um Homem Fácil' é muito inteligente na maneira como faz da comédia um filme completamente feminista! O play é muito válido!

Trailer:

Siga o Tudo & Todas nas redes sociais