Blog Tudo e Todas

Evento na Associação Négo aborda os direitos da mulher

Comportamento por: Rosana Wessling em: 14/03/2019 | 08:30

No sábado, 23, acontece, a 3ª edição do 'Desemudecer: um encontro para saber!'. O evento gratuito ocorre na Associação Négo Futebol Clube, às 16h, e tem como tema Direitos da Mulher. A promoção é do Coletivo Agbára RS que vem se constituindo desde novembro do ano passado, quando foi realizado o 1º Desemudecer.

Uma das integrantes do Coletivo, Fernanda Landim, explica que o objetivo é criar espaços de fala para as mulheres negras, em especial. 'Mas também para todas as mulheres, abordando assuntos relevantes ao gênero e às questões étnicas', comenta.

O bate-papo sobre direitos da mulher terá como convidada a venâncio-airense Tainara da Silva, bacharel em Direito pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Foto: Divulgação / DivulgaçãoBacharel em Direito pela UFSM, Tainara da Silva, é convidada do encontro
Bacharel em Direito pela UFSM, Tainara da Silva, é convidada do encontro

Como é uma roda de conversa, nominamos de convidada a pessoa que trará para a roda o conhecimento técnico-científico para embasar e nortear as informações somado com a experiência e vivência das demais. O diferencial desta atividade é que a convidada é sempre uma mulher negra. O intuito é nós falando sobre nós, nós sendo protagonistas deste lugar de fala."

FERNANDA LANDIM

Integrante do Coletivo Agbará

Ela lembra, ainda, que qualquer mulher pode participar do evento. 'O assunto abordado vem conforme a demanda das participantes, já falamos sobre saúde da mulher, mercado de trabalho, autoestima, racismo, entre outros', comenta.

Para Fernanda, independente do assunto, o importante é promover a troca de informações e o fortalecimento entre as mulheres. 'O importante é somarmos e nos fortalecemos neste espaço diante o enfrentamento de diversos fenômenos sociais que causam danos e sofrimento à saúde mental da mulher negra.'

Coletivo Agbára RS

Além do bate-papo Desemudecer, no dia 23, ocorrerá a apresentação do Coletivo Agbára RS. O grupo tem como base diretiva, até o momento, Fernanda Landim, Isabel Generosa Landim e Jerusa Alexandra Alves Fagundes. Em 13 de abril, ocorre o "I Encontro Agbára: o olhar da Psicologia para as possibilidades da mulher negra", com patrocínio patrocínio do Conselho Regional de Psicologia do Rio Grande do Sul (CRPRS). 'Queremos a participação e integração de mais mulheres para continuarmos este movimento dentro do município', ressalta Fernanda.

 

Siga o Tudo & Todas nas redes sociais