Blog Tudo e Todas

Exercícios físicos: 5 passos para adquirir o melhor resultado no agachamento

Saúde por: Taiane Kussler em: 14/04/2018 | 15:00

O verão foi embora, mas este não é o motivo para deixar a malhação de lado. Afinal, para estar em forma não é preciso seguir nenhuma estação do ano, e sim, adaptar-se às práticas saudáveis que consequentemente, geram o bem-estar mental e físico ~ não esqueça que a autoestima deve ser aliada à qualidade de vida ~. Para abrir mão do sedentarismo, basta inserir na rotina a prática de exercícios físicos regulares e o agachamento pode ser uma ótima opção.

Foto: Divulgação / Tudo & TodasO agachamento é essencial para o treino, seja qual for o objetivo.
O agachamento é essencial para o treino, seja qual for o objetivo.

***

A prática do agachamento é o ponto de partida, que vai incentivá-lo a fugir do comodismo. O exercício é o preferido das mulheres que querem fortalecer as coxas e os glúteos. Apesar de parecer prático e simples, é preciso estar atento aos movimentos corretos para não compremeter a coluna e trazer prejuízos à saúde. Por ser um exercício muito comum nos treinos de musculação e funcional nas academias, as pessoas o executam sem o devido cuidado.

>> Dicas importantes

De acordo com a educadora física, Tãnia Maria Naue, o agachamento é um dos mais importantes exercícios que você deve fazer. É um movimento essencial no seu treino.

Ela salienta que, se você está começando a treinar, ou não tem uma boa mobilidade de quadril, coordenação entre outros fatores, é bem provável que ainda não consiga fazer um agachamento perfeito.

O primeiro tipo de agachamento que você precisa dominar é o agachamento com peso corporal para após evoluir para cargas e angulações.

Siga os 5 passos e aprenda a execução correta do agachamento, para a obter o melhor resultado. Confira qual é o procedimento, segundo Tânia Maria Nauê.

1- Os pés devem ficar entre a linha dos quadris e ombros, mas sempre em uma posição confortável. As plantas dos pés devem estar totalmente apoiadas no chão, com o peso do corpo nos calcanhares. Um dos maiores erros é tirar os calcanhares do chão. Isso vai jogar a carga que deveria ir pra sua coxa e glúteos para seu joelho.

2- Os joelhos alinhados e apontados levemente para fora, o quadril levemente para trás, a coluna reta, cabeça erguida e olhos para frente. Cuidado com a amplitude máxima do movimento de quadril, para que esse não se movimente para frente no final do movimento, ocorrendo a retroversão do quadril podendo forçar sua coluna lombar quando você começar a aumentar as cargas.

3- Agachar com os glúteos em direção ao chão. Empinar o bumbum demais vai fazer com que você incline o corpo a frente ou faça uma amplitude de movimento baixa. Leve o glúteo em direção ao chão sem fazer a retroversão de quadril que comentamos acima.

4- Se olhe no espelho. A tendência do iniciante ou pessoas com pouca mobilidade é do tronco inclinar a frente. Olhando para frente você notará de imediato se o tronco começa a ir a frente.

5- Trabalhe pelo menos duas vezes por semana ao longo de duas a quatro semanas para desenvolver sua técnica.

****

De acordo com a educadora física, alguns atletas apresentam mais habilidade a outros. "Alguns têm mobilidade de quadril, um core desenvolvido, coordenação e muita força, isso vai depender de cada pessoa', afirma. Segundo ela, não é recomendo o exercício em casa, sem orientação de um profissional qualificado, devido aos riscos de lesões que podem vir a surgir com a execução incorreta do movimento.

>> Benefícios para o corpo

- Melhora o equilíbrio. O agachamento vai promover o fortalecimento dos músculos estabilizadores do corpo, que por sua vez vão permitir melhorar o equilíbrio corporal. 

- Aumenta a capacidade física em geral: caminhar com facilidade, levantar, sentar, subir escadas e o corpo acaba por realizar mais tarefas sem se cansar rapidamente.

- Trabalha zonas importantes do corpo: pernas, glúteos, abdômen;

- Melhora a postura, porque trabalha grandes grupos musculares do corpo;

- Acelera o metabolismo e queima mais gordura. Uma das formas mais eficientes de queimar gordura é precisamente ganhar mais músculo.

- Alta intensidade: Exercícios com alta intensidade são eficientes para a grande maioria dos casos.

- Barriga definida O agachamento apresenta elevados níveis de ativação muscular do abdômen.

Siga o Tudo & Todas nas redes sociais